Tópicos Especiais de Matemática - Sessão dedicada a tópicos de Matemática que despertam amplo interesse em pelo menos uma das faixas do público alvo. Os tópicos podem ser usuais, desde que apresentados sob uma abordagem nova e interessante. Formato: conferência, mini-curso ou oficina.
Belos Problemas e Belas Soluções - Sessão voltada a problemas que, tanto pelo enunciado como pela solução, sejam capazes de destacar a beleza da Matemática. Formato: Conferência ou mini-curso.
Tecnologia na Matemática - Sessão que enfoca o uso da tecnologia no ensino e na pesquisa em Matemática, ressaltando o conteúdo matemático. Pode prever aulas práticas em laboratório de informática. Formato: Conferência, mini-curso ou oficina.
Temas Interdisciplinares - Sessão que contempla a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento. Os temas devem ser recentes ou apresentados sob uma nova abordagem. Formato: Conferência ou mini-curso.
Laboratório de Ensino de Matemática - Sessão para apresentação de modelos concretos para o ensino da Matemática, enfatizando o conteúdo matemático envolvido na sua construção, utilização e manuseio. Os modelos podem ser apresentados sob a forma de exposição ao longo do evento. Formato: Exposição ou oficina.
História da Matemática - Sessão destinada a versar sobre tópicos interessantes da Matemática e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Deve contribuir para a percepção da evolução do pensamento matemático, não se limitando à apresentação de fatos históricos. Formato: Conferência, mini-curso ou oficina.
Sessão de Cinema - Serão expostos e discutidos vídeos, filmes e documentários com apelo e conteúdo matemático. Cada apresentação será precedida de uma discussão no formato de mesa redonda por convidados. Formato: apresentação de vídeos precedido de mesas redondas.
Pôsteres - Sessão dedicada à exposição de trabalhos de Matemática desenvolvidos em projetos de Iniciação Científica, PET ou em outras atividades semelhantes. Formato: Exposição de pôster.
Exposição Escolar - Exposição permanente de trabalhos realizados por alunos da rede de ensino básico. Cada escola participante terá um espaço (stand identificado) destinado à apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos sob a orientação do professor da escola responsável. Estimativa de participação de 50 escolas. Formato: Exposição de pôster e materiais produzidos em stands.