logoVII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática

A Bienal de Matemática é realizada pela Sociedade Brasileira de Matemática nos anos pares, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática; disseminar o conhecimento matemático em todo o país, propiciando à estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações; gerar textos de qualidade, que estimulem a leitura e o estudo da Matemática; promover a interação da Matemática com outtras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares.

× Alunos e Professores que realizaram a inscrição no evento, por favor se dirigir a secretaria para regularizar sua inscrição. Pois em alguns casos não foi informado o email e isto é imprescindível para o envio dos certificados.

Todos os inscritos deverão regularizar suas inscrições nos minicursos, pois só assim será gerado o certificado. A falta desta regularizçã implica a não inclusão das atividades que o inscrito participou e não está no sistema.
Para regularizar sua inscrição nos minicursos acesse aqui, vá no menu superior "Inscrição" e selecione "Escolha de Minicursos".

Apresentação

A Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, organiza e promove reuniões regionais em diferentes pontos do país. De 1970 a 1986, a SBM organizou, em parceria com o IMPA, reuniões nacionais anuais sobre diversos temas da Matemática, cujos anais formam os dezessete volumes da Coleção Atas. A SBM apóia e participa de diversos eventos na área da Matemática no país e ainda alguns no exterior. Em 2002, a SBM decidiu organizar a I Bienal da SBM, com presença aproximada de 1.000 pessoas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2004, a II Bienal da SBM foi realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A III, IV, V e VI Bienais da SBM, com a participação de mais de 1.500 pessoas em cada uma, foram realizadas na Universidade Federal de Goiás (UFG) em novembro de 2006, na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em setembro de 2008, na Universidade Federal da Paraíba em 2010 e na Universidade Estadual de Campinas em 2012, respectivamente. A escolha do local para a realização da Bienal é uma decisão do Conselho Diretor da SBM após manifestação das Instituições interessadas. E a escolhida da vez foi a Universidade Federal de Alagoas.

A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, é nacionalmente conhecida por suas belezas naturais e como destino turístico de grande importância. Com uma infra-estrutura hoteleira de entretenimento importante, compondo parte significativa na matriz econômica do Estado, Maceió é destino de vários eventos de grande porte nacionalmente. Além dessas atividades, em 2013 foi realizada a Bienal Internacional do Livro no Centro de Convenções Ruth Cardoso, com público estimado de visitantes da ordem de 200.000 pessoas, segundo os organizadores.

Contudo, apesar do pujante turismo, a realidade social do estado é destaque negativo no cenário nacional. Alagoas detêm os piores índices de desenvolvimento humano entre os estados da Federação, destacando-se o resultado da área educacional, onde a rede de educação básica ocupa a pior colocação no Ensino Fundamental segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2011) entre todos os estados da Federação.

Apesar disso, há um avanço sustentado na qualidade da educação oferecida e, em particular, na oferta de cursos na Universidade Federal de Alagoas, principal instituição de ensino superior do estado. Isso fica exemplificado pelo avanço recente ocorrido na área de Matemática, com a criação de um mestrado acadêmico (2004) e um doutorado (2009), este último em parceria com a UFBA.

Em 2014, de 02 a 06 de Novembro Alagoas receberá a VII Bienal da SBM que será organizada pelo Instituto de Matemática da UFAL. O evento contará com a presença de nomes destacados de diversas áreas. Serão oferecidas palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de laboratórios e visitas guiadas de escolas ao evento, com uma expectativa de uma grande participação do público de estudantes e profissionais de Matemática do País.

Atividades

Conferências

Conferências convidadas com duração de 50 minutos.


Comunicações

Apresentações orais de 30 minutos dentro de qualquer um dos eixos temáticos.

A submissão da proposta deve conter um resumo de 3 a 5 páginas.


Minicursos

Aulas de caráter expositivo, em duas possíveis cargas horárias: duração de 4 ou 6 horas-aula, divididas em dois ou três encontros, respectivamente.

A submissão da proposta deve conter um resumo de 5 a 10 páginas.


Oficinas

Distinguem-se dos minicursos pelo caráter prático (interativo, manipulativo, etc.), com duração de 2 ou 4 horas-aula, divididas em um ou dois encontros, respectivamente. Todo o material necessário deve constar explicitamente da proposta e será providenciado pelo proponente (exceto recursos computacionais; é imprescindível a especificação dos programas ou ambientes a serem utilizados). A submissão da proposta deve conter um resumo de 5 a 10 páginas.


Pôsteres digitais

Ao invés da tradicional sessão de cartazes, trabalharemos com pôsteres digitais (slides) em formato PDF. Incentivamos a participação de trabalhos de Matemática desenvolvidos em projetos de Iniciação Científica, PET, PIBID, ou em outras atividades semelhantes.

As apresentações serão exibidas automaticamente nas telas disponíveis e podem incluir vídeos ou imagens, com duração máxima de cinco minutos. Além da exibição permanente e continuada de todos os pôsteres, haverá um horário específico em que o expositor apresentará oralmente o trabalho aos interessados. A participação nesta sessão poderá ser por opção do participante ou por indicação da Comissão de Programa.

A submissão da proposta deve conter um resumo de até 2 páginas.


Filmes

Sessão para contemplar a apresentação e discussão de filmes de divulgação cujo conteúdo matemático seja atrativo e de interesse amplo.


Exposições

Material concreto de divulgação matemática


Painéis e Mesas Redondas

Visam proporcionar contato e discussão entre formuladores de políticas públicas e a comunidade matemática formada por estudantes, professores e pesquisadores. Serão abordados os temas de formação inicial (Licenciatura) e continuada de professores de matemática assim como a produção e utilização de material inovador para ensino de matemática.

Comitês

Comitê Científico

Adán Corcho (UFRJ), Ali Tahzibi (USP), Antônio Leitão (UFSC), Carlos Gustavo Moreira (IMPA), Eduardo Teixeira (UFC), Elizabeth Karas (UFPR), Krerley Oliveira (UFAL), Ronaldo Garcia (UFG), Victor Giraldo (UFRJ).


Comitê Organizador

Dimas Martinez (UFAL), Isnaldo Isaac (UFAL), José Carlos A. de Lima (UFAL), Krerley Oliveira (UFAL), Thales Vieira (UFAL), Viviane Oliveira (UFAL), Walcy Santos (UFRJ).

Convidados Confirmados

Alexandre Loureiro Madureira (LNCC), Antonio Cardoso Amaral (SEE/PI), Bernardo Freitas Paulo da Costa (UFRJ), Bruno Scárdua (UFRJ), Carlos Gustavo Moreira (IMPA), Carlos Tomei (PUC-RIO), Claudio Landim (IMPA), Claudionor Oliveira Alves (UFCG), Clodoaldo Grotta Ragazzo (USP), Cydara Ripoll (UFRGS), Daniel Brandão (ICMC-USP), Daniel Cordeiro (UFCG), Daniel Pellegrino (UFPB), Diego Marques (UnB), Edmilson Luis Rodrigues Motta (ETAPA/SP), Eduardo Garibaldi (UNICAMP), Eduardo Teixeira (UFC), Evilson Vieira (UFS), Fabio Armando Tal (USP), Fabio Brochero (UFMG), Flavia Goulart (Fundação Lemann), Hilário Alencar (PROFMAT), Humberto Bortolossi (UFF), Ildeu Castro (UFRJ), Isabel Rios (UFF), João Moreira Salles (Fundação Moreira Salles), Keti Tenenblat (UnB), Lorenzo Díaz (PUC), Marcelo M. Cavalcanti (UEM), Marcelo Sobottka (UFSC), Marcelo Viana (IMPA), Marcio Soares (UFMG) , Murilo Vasconcelos (Studiare), Pedro Malaguti (UFSCar), Ralph Teixeira (UFF), Ronaldo Garcia (IME/UFG), Sergio Nobre (UNESP), Thomas (Maurice) Lewiner (PUC-Rio), Ton Marar (ICMC-USP), Victor Giraldo (UFRJ), Vilton Pinheiro (UFBA), Walcy Santos (UFRJ), Welington de Melo (IMPA).

Local

O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro histórico de Jaraguá, durante os dias de 02 a 06 Novembro.

Localizado na Rua Celso Piatti - Jaraguá Maceió - AL. CEP 57022-210

-