Reconstrução e Modelagem em 3D de Instalações Elétricas a partir de Imagens 2D
(Fundação Sousandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA)
Coordenador Geral: Anselmo Paiva (UFMA) Coordenador UFAL: Adelailson Peixoto
Descrição: Desenvolver uma metodologia para a construção semi automática de modelos tridimensionais de instalações de redes de energia elétrica a partir de imagens digitais bidimensionais. Desenvolver a representação esquemática dos modelos virtuais 3D de modo a possibilitar a geração de as built das intalações. Desenvolver um protótipo baseado em realidade virtual para auxiliar os engenheiros da Eletronorte no projeto de melhorias, ampliações, reforma, planejamento e controle das instalações elétricas nas subestações. Estudar a construção de um mundo virtual representando ambientes das instalações elétricas; Justificativa No mercado atual, a Computação Gráfica e a Visão Computacional estão presentes em diversos segmentos como arte, medicina, arquitetura, engenharia, geografia, educação, etc. A junção destas duas áreas permite automatizar de maneira considerável o processo de aquisição de imagens e geração de modelos geométricos evitando assim penosos processos de digitalização e modelagem de objetos tridimensionais. Uma das aplicações direta desta junção é a geração de asbuilt de prédios ou de instalações industriais a partir de imagens bidimensionais através de processo semi-automático, como a proposta desse projeto que é visualizar em 3D dimensões subestações de redes elétricas a partir de imagens em 2D.
Valor: R$ 165.000,00 Período: 2006-2007
Hipersuperfícies de Curvatura r-Média Constante
(Edital Universal/CNPq)
Coordenador: Hilário Alencar da Silva
Integrante PPGMAT/UFAL: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Descrição: Neste projeto buscamos entender a geometria das hipersuperfícies de curvatura r-média constante, que incluem as superfícies mínimas e de curvatura média constante e as hipersuperfícies de curvatura escalar zero. Além disso, pretendemos contribuir na formação de recursos humanos através de orientação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica..
Valor:# Período: 2006-2008
Equações de Evolução Não-Lineares
Descrição: Estudamos problemas relativos a sistemas dispersivos não-lineares. Estes modelos são de grande interesse devido as suas aplicações físicas. Particularmente, estamos interessados no estudo da existência de soluções globais, na regularidade das mesmas, bem como na estabilidade de soluções tipo ondas solitárias para estas equações.
Variedades Conformente Planas de Curvatura Escalar Constante
(Auxílio Financeiro: CNPq - CAPES)
Coordenador: Hilário Alencar da Silva
Integrantes: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante, Gregório Manuel da Silva Neto, Fernando Coda dos Santos Cavalcanti Marques.
Descrição: Estudo da existência e compacidade de soluções para o problema de Yamabe em variedades localmente conformente planas com singularidades e, possivelmente, com bordo.
Hipersuperfícies de Curvatura Média Constante e Prescrita
Descrição: Procuramos entender as hipersuperfícies de curvatura r-média constante, que incluem as superfícies mínimas e de curvatura média constante e as hipersuperfícies de curvatura escalar zero. Entre os problemas que nos interessam, estão os seguintes:
- Obter a nulidade de uma forma quadrática tipo Hopf para superfícies de curvatura média satisfazendo algumas restrições em espaços do tipo M2xRn.
- Obter, para superfícies imersas em H2xR com fronteira planar, estimativas de altura que dependam da área do pedaço da superfície que está sobre o plano que contém a fronteira.
- Estudar a minimização de gráficos de curvatura escalar zero em relação à hipersuperfícies com o mesmo bordo.
- Classificar as hipersuperfícies de curvatura escalar constante que são invariantes pela ação do grupo SO(m) x SO(n) no espaço Euclidiano de dimensão n+1. Tal fato implica em obter relações com importantes conceitos da Geometria Diferencial e da Topologia, por exemplo, estabilidade, curvatura total, mergulho, etc.. Além disso, caracterizar tais superfícies poderá influenciar em resultados geométricos.
Imersões Isométricas em Formas Espaciais
(Auxílio Financeiro: CNPq - CAPES)
Coordenador: Hilário Alencar da Silva
Integrantes: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante, Márcio Silva Santos
Descrição: Estudamos as hipersuperfícies de co-homogeneidade um de revolução do espaço Euclidiano e da esfera Euclidiana e abordarmos alguns aspectos topológicos dessas imersões. Além disso, pretendemos classificar as imersões k-umbílicas, com k maior ou igual a dois, em espaços de curvatura seccional constante e obter fórmulas integrais tipo Minkowski para r-curvaturas em produtos warped.
Continuidade da Entropia de Transformações Não-Uniformemente Expansoras
Descrição: Esperamos provar que para uma classe aberta na topologia C^3 de transformações com possíveis singularidades (por exemplo, Viana maps), admitindo medidas únicas SRB, a entropia dessas medidas varia continuamente com a dinâmica. Para tanto, utilizaremos o método de inducing.
Dimensão Dinâmica Versus Dimensão de Hausdorff
Descrição: Abordamos a compreensão das relações entre a Teoria Ergódica dos repulsores não-uniformemente hiperbólicos e suas propriedades dimensionais. Esperamos, em particular, mostrar que entre as medidas invariantes com respeito a dinâmica do repulsor, existem certas medidas que maximizam a dimensão e são caracterizadas como estados de equilíbrio para certos potenciais. Além disso, buscamos, no caso conforme, mostrar um princípio variacional para a dimensão de Hausdorff do repulsor, caracterizando-a como o máximo das dimensões métricas.
Estados de Equilíbrio para Transformações Aleatórias
Descrição: Estudamos a existência de estados de equilíbrio para uma classe robusta de trasformações aleatórias C^2 em variedades compactas. As técnicas usadas seguem as linhas de Alves-Araújo, Alves-Viana-Bonatti e Oliveira.
Unicidade de Estados de Equilíbrio
Descrição: Com uma forte motivação física oriunda da mecânica estatística, o conceito de estado de equilíbrio é um ponto crucial na Teoria Ergódica. Recentemente, foi mostrada a existência dessas medidas para uma classe robusta de difeomorfismos locais em variedades Riemannianas. Esperamos mostrar a unicidade dessas medidas assumindo hipóteses naturais, tais como a transitividade do sistema e a somabilidade do potencial em questão.
Fortalecimento da Matemática no eixo Alagoas-Bahia
(PROCAD/CAPES)
Coordenador Geral: Manfredo do Carmo(IMPA) Coordenador UFAL: Krerley Oliveira Coordenador UFBA: Vilton Pinheiro
Descrição: Este Projeto possui os seguintes objetivos:
- Consolidar o intercâmbio científico entre os docentes dos Programas de Pós-Graduação em Matemática da UFBA e da UFAL com os pesquisadores do IMPA;
- Implementar pesquisas conjuntas entre os docentes dos Programas da UFAL e da UFBA;
- Incentivar projetos conjuntos de pesquisa, especialmente nas áreas que estão se desenvolvendo na UFAL e na UFBA;
- Promover a melhoria do conceito emitido pela CAPES ao Programa de Mestrado da UFAL;
- Promover a melhoria do conceito emitido pela CAPES ao Programa de Mestrado da UFBA;
- Aumentar a quantidade de mestres formados em Matemática nos Programas da UFAL e da UFBA;
- Possibilitar estágios de pós-doutorado dos docentes dos Programas de Pós-Graduação da UFBA e da UFAL no IMPA;
- Estimular fortemente os mestres egressos dos Programas da UFAL e da UFBA para ingressarem em programas de doutorado.
Valor: R$ 250.000,00 Período: 2006 - 2010
Consolidação e Desenvolvimento da Matemática no Eixo Alagoas-Bahia
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: Ao longo da última década as atividades de pesquisa e pós-graduação desenvolvidas em colaboração bilateral entre a Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/UFAL) e entre o IMPA e o Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (IM/UFBA) vêm produzindo excelentes resultados. Neste período, essa cooperação fortaleceu sensivelmente as atividades de pesquisa e pós-graduação na UFBA e possibilitou o surgimento do Programa de Pós-graduação em Matemática no IM/UFAL, em 2004. Para exemplificar a importância desta colaboração, observamos que nos últimos cinco anos seis docentes contratados no IM/UFAL e quatro docentes contratados pelo IM/UFBA são egressos do IMPA. Além disso, a implantação em 2004 do projeto Matemática na Universidade Federal de Alagoas no IM/UFAL e do projeto Desenvolvimento Integrado de Sistemas Dinâmicos e Geometria Diferencial na Bahia no IM/UFBA, dentro do programa PADCT, incrementou a produção científica, possibilitando o aumento no número de orientações de estudantes e melhorou consideravelmente a infra-estrutura de pós-graduação de ambas instituições. Motivados por tais parcerias e naturalmente conectados através das atividades desenvolvidas no IMPA, nos últimos anos a cooperação intra-regional entre o IM/UFAL e o IM/UFBA vem se fortalecendo e se intensificando. O intercâmbio de pesquisadores e estudantes através de projetos como o Fortalecimento do Eixo Alagoas-Bahia, no âmbito do PROCAD/CAPES construiu uma parceria que resultou na proposta de criação de um doutorado em associação, entre o IM/UFAL e o IM/UFBA, com apoio de instituições colaboradoras como o IMPA. Neste projeto propomos como objetivo central consolidar a colaboração entre o IM/UFAL, IM/UFBA e IMPA-OS, bem como ampliar o intercâmbio científico com outros centros de pesquisa do país e do exterior. Como consequência, ocorrerá o fortalecimento das atividades de.
Valor: # Período: 2008 - 2010
Teoria Ergódica na Universidade Federal de Alagoas
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: O objetivo deste projeto é fomentar a pesquisa do grupo de Sistemas Dinâmicos da Universidade Federal de Alagoas e estimular a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação. Mais especificamente, esperamos tratar de problemas em aberto relativos a sistemas não-uniformemente hiperbólicos e seus estados de equilíbrio..
Valor: # Período: 2008 - 2010
Hipersuperfícies de Curvatura r-Média Variável
(Edital Universal/CNPq)
Coordenador : Hilário Alencar
Descrição: Neste projeto pretendemos abordar as seguintes questões:
- Caracterizar as hipersuperfícies de curvatura r-média variável com volume infinito;
- Obter uma desigualdade isoperimétrica para domínios sobre hipersuperfícies com H_r constante, envolvendo seu volume (ou r-área) e a integral de H_r na fronteira do domínio;
- Estabelecer estimativas sobre o primeiro autovalor do operador Laplaciano das superfícies de curvatura média constante em (S^2) R e (H^2) R.
Valor: # Período: 2008 - 2010
Hipersuperfícies Mínimas do tipo Helicoidal
(Programa Primeiros Passos-PPP/FAPEAL/CNPq)
Coordenador : Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Descrição: Neste projeto pretendemos estudar as superfícies mínimas no espaço Euclidiano que são invariantes por um movimento helicoidal. Também pretendemos fazer o estudo em dimensões altas.
Valor:# Período: 2008 - 2010
Processamento Gráfico de Objetos Gráficos
(Programa Primeiros Passos-PPP/FAPEAL/CNPq)
Coordenador: Vinícius Moreira Mello
Descrição: O projeto aqui proposto visa implementar e desenvolver técnicas de Computação Gráfica que se beneficiem da aceleração proporcionada pelas GPU (Graphics Processing Units, Unidades de Processamento Gráfico). Ressalte-se que várias dessas técnicas são aplicáveis a inúmeros outros problemas de natureza prática nas áreas de Engenharia, Meteorologia, Dinâmica dos Fluidos etc. Ademais, os recursos humanos formados por este projeto possuirão sólidos conhecimentos tanto de Matemática quanto de Ciência da Computação, o que os capacitará para atuar em qualquer área tecnológica aplicada.
Valor: # Período: 2008 - 2009
Hipersuperfícies de Curvatura r-Média Variável em Formas Espaciais
(Edital Universal/CNPq)
Coordenador: Hilário Alencar da Silva
Descrição: Neste projeto pretendemos abordar questões envolvendo propriedades das hipersuperfícies de curvatura r-média variável com volume infinito e desigualdade isoperimétrica para domínios sobre hipersuperfícies com H_r constante. Além disso, pretendemos contribuir de forma incisiva na formação de recursos humanos através de orientação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica..
Valor: # Período: 2008 - 2010
Geometria Espectral de Novos Operadores em Subvariedades Riemannianas
(Auxílio Financeiro: CAPES)
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Descrição: Neste projeto estudaremos a relação entre as propriedades espectrais de alguns operadores diferenciais em variedades Riemannianas e as propriedades geométricas de tais variedades. Aplicaremos estes estudos para dois casos especiais da Teoria das Subvariedades, a saber, o caso do operador de estabilidade harmônica para hipersuperfícies de curvatura média constante imersas em alguns espaços homogêneos e o caso do operador de delta- estabilidade para hipersuperfícies mínimas, também imersas em espaços homogêneos. Também procuraremos estender nossos estudos para o caso de r-curvatura média constante. De uma maneira especial procuraremos relacionar os espectros desses operadores com o espectro do operador de estabilidade de Morse, que já foi muito estudado para os casos citados acima. Valor: # Período: 2009 - 2010
I Escola Brasileira de Sistemas Dinâmicos
(Auxílio Financeiro: CNPq, FAPESP, SBM, FAPEAL)
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: Este projeto teve como objetivo apoiar a execução da I Escola Brasileira de Sistemas Dinâmicos, realizada na Universidade Federal de Alagoas. Considerando o contexto atual, a Escola Brasileira de Sistemas Dinâmicos é uma iniciativa que tem como principais objetivos os seguintes: Reunir os estudantes de pós-graduação e final de graduação da área de Sistemas Dinâmicos, bem como jovens pesquisadores em atividade no país em um evento que possibilite a interação destes estudantes com pesquisadores experientes e com amplo reconhecimento pela comunidade nacional da área de Sistemas Dinâmicos; Aprimorar e intensificar a troca de experiências entre os estudantes e os pesquisadores, estimulando os estudantes na execução de seus cursos de pós-graduação, e em eventuais cooperações para intercâmbio ou ingresso em programas de doutorado ou estágios de pós-doutorado; Promover o contato entre pesquisadores estrangeiros, pesquisadores nacionais e estudantes de pós-graduação, possibilitando eventuais cooperações acadêmicas; Difundir temas relevantes da área de sistemas dinâmicos, em particular os temas importantes da área que não são temas principais dos grupos de pesquisa.
Valor: # Período: 2010 - 2010
Dinâmica e Análise Não-linear na Universidade Federal de Alagoas
(Bolsa CNPq) Coordenador - Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: Bolsa de pós-doutorado para pesquisador na UFAL.
Valor: # Período: 2010 - 2012
Dimensão de Hausdorff do Conjunto Excepcional para o Expoente de Lyapunov
(Auxílio Financeiro - Bolsa CNPq)
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: O objetivo deste projeto é que o bolsista desenvolva um estudo de revisão de alguns resultados sobre o conjunto excepcional para o expoente de Lyapunov para sistemas dinâmicos unidimensionais, isto é, de pontos onde a média de Birkhoff de φ(x)=Df(x) com respeito a um sistema dinâmico f do círculo ou do intervalo, não converge. Espera-se que o estudante aprenda as noções fundamentais da Teoria Ergódica, incluindo o Teorema de Recorrência de Poincaré e o Teorema Ergódico de Birkhoff (veja [1]), bem como a noção de Estados de Equilíbrio, Medidas de Bernoulli, Dinâmica Simbólica e Dimensão de Hausdorff. O foco é mostrar que a dimensão de Hausdorff do conjunto excepcional é total quando f é expansora. Como resultado de tal estudo, esperamos a produção de um texto científico de revisão sobre o assunto ou, até mesmo, uma eventual melhoria dos resultados a serem abordados em casos particulares não expansores.
Valor: # Período: 2009 - 2011
Estados de Equilíbrio e Dinâmica Nao-uniformemente Expansora
(Auxílio Financeiro: Bolsa CNPq)
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: Projeto de pesquisa - bolsa de produtividade CNPq.
Valor: # Período: 2009 - 2012
Bolsa de Pós-doutorado Júnior
(Bolsa CNPq)
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: Bolsa de Pós-doutorado Júnior do CNPq na UFAL para Jerome Rousseau.
Valor: # Período: 2010 - 2012
Transformações Expansoras e Especificação
(Auxílio Financeiro: CNPq)
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: O objetivo deste projeto é que o bolsista desenvolva um estudo de revisão de alguns resultados sobre a propriedade de especificação por pontos periódicos e suas consequências na dinâmica de transformações expansoras. Espera-se que o estudante aprenda as noções fundamentais da Teoria Ergódica e Sistemas Dinâmicos, incluindo algumas propriedades básicas das transformações expansoras, o Teorema de Recorrência de Poincaré e o Teorema Ergódico de Birkhoff, bem como a noção de Medidas de Bernoulli, Dinâmica Simbólica e medidas de máxima entropia. O foco é mostrar que toda transformação expansora possui a propriedade de especificação por pontos periódicos, bem como obter algumas conseqüências deste fato, como por exemplo, mostrar que a medida de máxima entropia é limite de médias ponderadas de medidas de Dirac nos pontos periódicos.
Valor: # Período: 2010 - 2012
IX Programa de Verão em Matemática da UFAL
(Auxílio Financeiro: CNPq)
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Integrantes PPGMAT: Feliciano Marcílio Aguiar Vitório e Márcio Henrique Batista da Silva
Descrição: O Programa de Verão faz parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAL desde 2004. Dentre as principais atividades temos a visita científica de importantes pesquisadores, os quais têm proferido cursos, em nível de iniciação científica e mestrado, minicursos avançados, palestras e seminários de pesquisa para um público formado por alunos de graduação, alunos de mestrado de vários estados brasileiros e professores da própria instituição..
Valor: # Período: 2012 - 2012
II Workshop de Geometria Diferencial da UFAL
(Auxílio Financeiro: FAPEAL)
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Integrantes PPGMAT: Feliciano Marcílio Aguiar Vitório e Márcio Henrique Batista da Silva
Descrição: Este evento científico na área de Geometria Diferencial contará com a presença de destacados pesquisadores do país e também com alguns nomes internacionais, que estarão fazendo divulgações dos recentes resultados de pesquisa obtidos no país e no exterior. Além deste caráter de divulgação da pesquisa de ponta, o evento irá promover a realização de ciclos de palestras, bem como um minicurso de caráter introdutório sobre temas específicos com o objetivo de diversificar ainda mais a pesquisa nesta área. Estes ciclos de palestras, em geral, são em diversos níveis, incluindo níveis mais elementares para que se possa despertar o interesse e a melhoria na formação acadêmico-científico dos alunos de pós-graduação..
Valor: # Período: 2012 - 2012
III Workshop de Geometria Diferencial
(Auxílio Financeiro: CAPES)
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Integrantes PPGMAT: Márcio Henrique Batista da Silva
Descrição: Este evento científico na área de Geometria Diferencial contará com a presença de destacados pesquisadores do país e também com alguns nomes internacionais, que estarão fazendo divulgações dos recentes resultados de pesquisa obtidos no país e no exterior. Além deste caráter de divulgação da pesquisa de ponta, o evento irá promover a realização de ciclos de palestras, bem como um minicurso de caráter introdutório sobre temas específicos com o objetivo de diversificar ainda mais a pesquisa nesta área. Estes ciclos de palestras, em geral, são em diversos níveis, incluindo níveis mais elementares para que se possa despertar o interesse e a melhoria na formação acadêmico-científico dos alunos de pós-graduação.
Valor: # Período: 2013 - 2013
X Programa de Verão em Matemática do IM/UFAL
(Auxílio Financeiro: CNPq)
Coordenador: André Luis Contiero
Integrantes PPGMAT: Krerley Irraciel Martins Oliveira e Márcio Henrique Batista da Silva
Descrição: Matemática da UFAL desde 2004. Dentre as principais atividades temos a visita científica de importantes pesquisadores, os quais têm proferido cursos, em nível de iniciação científica e mestrado, minicursos avançados, palestras e seminários de pesquisa para um público formado por alunos de graduação, alunos de mestrado de vários estados brasileiros e professores da própria instituição.
Valor: # Período: 2013 - 2013
Centro de Desenvolvimento Consolidado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática
(Auxílio Financeiros:CNPq)
Coordenador: Jacob Palis
Integrantes PPGMAT: Adán José Corcho Fernández, Adelailson Peixoto, Dimas Martínez Morera, Feliciano Marcílio Aguiar Vitório, Hilário Alencar da Silva, Julio Cesar Souza Almeida, Krerley Irraciel Martins Oliveira e Márcio Henrique Batista da Silva
Valor: # Período: 2008 -2014
Hipersuperfícies de Curvatura Média Constante e Índice Finito em Espaços Homogênios
(Auxílio Financeiro: CNPq)
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Integrante PPGMAT: Feliciano Marcílio Aguiar Vitório
Descrição: Neste projeto pretendemos estudar as relações do espectro de alguns operadores do tipo Schrödinger sobre variedades Riemannianas, com outros invariantes geométricos, como a curvatura total e o número de fins da variedade. Mais especificamente, queremos descrever a geometria das hipersuperfícies de curvatura média constante, inclusive mínimas, imersas em espaços homogêneos e cujo o índice do operador de Jacobi é finito.
Valor: # Período: 2011 -2014
Modelos Matemático-Computacionais com Aplicações em Problemas Complexos
(Auxílio Financeiro: CNPq e FAPEAL)
Coordenador: Alejandro Frery
Integrantes PPGMAT: Adán José Corcho Fernández, Ediel Azevedo Guerra, Hilário Alencar da Silva, Márcio Henrique Batista da Silva e Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Descrição: Este projeto tem por objetivo criar as condições necessárias para o avanço científico e o desenvolvimento tecnológico no âmbito da Universidade Federal de Alagoas em áreas relevantes e inovadoras de Matemática, Matemática Computacional e Aplicada, Engenharia e Biologia, através da criação de um Núcleo de Excelência que envolve pesquisadores desta Universidade e de outras Instituições.
Valor: # Período: 2010 - 2015
Casadinho - eixo UFAL/IMPA/USP
(Auxílio Financeiro: CAPES)
Coordenador: Krerley Irraciel Martins Oliveira
Integrantes PPGMAT: Dimas Martínez Morera, Feliciano Marcílio Aguiar Vitório, Márcio Henrique Batista da Silva e Marcos Petrucio de Almeida Cavalcante.
Descrição: Projeto Científico que visa fortalecer o programa de Doutorado em Matemática da UFAL/UFBA em colaboração com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e a Universidade de São Paulo.
Valor: # Período: 2011 - 2015
Fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Matemática em Alagoas( EDITAL MEC/CAPES-MCT/FINEP, PNPD/2009)
PRONEX/FAPEAL - Modelos Matemático-Computacionais com Aplicações em Problemas Complexos
Coordenador: Adán J. Corcho
Integrantes PPGMAT: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante e Krerley Irraciel Martins Oliveira
Descrição: O projeto em tela tem os seguintes objetivos e metas: Fortalecer a implementação de um novo programa de doutorado em associação com a UFBA submetido a CAPES, a ser implementado em 2010, condicionado a sua aprovação; Recrutar, durante um período de 5 (cinco) anos, 3(três) jovens doutores, para atuar nas atividades científicas do Programa; Reforçar a produção científica dos grupos de pesquisa do Programa; Absorver os bolsistas pós-doutorandos como professores permanentes após o término da bolsa, dentro das possibilidades e limitações do Programa; Aumentar o intercâmbio nacional e internacional dos docentes do programa, através da interação com os bolsistas selecionados; Aumentar a capacidade de formação de estudantes nas linhas de atuação do programa.
Valor: # Período: 2010 - 2016
Hipersuperfícies em Variedades de Curvatura Seccional Limitada
(Edital Universal/CNPq)
Coordenador: Hilário Alencar da Silva
Integrantes PPGMAT/UFAL: Gregório Manoel da Silva Neto
Descrição: Neste projeto pretendemos abordar problemas relacionados com a estimativa do primeiro autovalor do operador Laplaciano e a estabilidade das superfícies de curvatura média constante em S^2 × R e H^2 × R, bem como desigualdade do tipo de Sobolev. Ademais, pretendemos contribuir de forma incisiva na formação de recursos humanos através de orientação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica.
Valor: #
Período: 2012 - 2016
Problemas Lineares e Não Lineares na Teoria de Autovalores em Variedades Riemannianas
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Integrantes PPGMAT: Feliciano Marcílio Aguiar Vitório e Márcio Henrique Batista da Silva
Descrição: Os autovalores do operador Laplaciano em variedades Riemannianas são importantes in- variantes geométricos e são objetos de muitos trabalhos de pesquisa em Geometria Diferencial, especialmente na linha que hoje é conhecida como Análise Geométrica. É bem conhecido que a noção de autovalor se estende de maneira natural para operadores mais gerais, inclusive para operadores não lineares. Neste sentido, cabe indagar sobre as re- lações destes novos autovalores com a geometria da variedade onde as funções e as operações estão definidas. Este é o tema geral deste projeto de pesquisa. No contexto linear, pretendo investigar problemas de obter estimativas inferiores para o primeiro autovalor do operador Laplaciano em subvariedades completas imersas com vetor curvatura média limitado em norma. Também pretendo investigar estimativas superiores sharp para superfícies mínimas estáveis e o problema de garantir que certas superfícies mínimas com curvatura total finita têm índice finito. No contexto não linear pretendo investigar problemas envolvendo os autovalores do ope- rador p-Laplaciano em variedades Riemannianas. Este operador tem várias aplicações em ou- tras áreas, além da matemática e, recentemente, tem sido objeto de estudo de diversos artigos de pesquisa em Geometria Diferencial. Inicialmente, pretendo investigar dois problemas. O primeiro é obter uma desigualdade do tipo Cheng para o p-Laplaciano em variedades que admitem uma estrutura Kähler ou Kähler quaterniônica. Para isto, faz-se necessário obter uma nova caracterização dos fins p-hiperbólicos em variedades que admitem uma certa desigualdade de Sobolev. O segundo problema será o de obter estimativas superiores para o k-ésimo autovalor do p- Laplaciano em domínios com buracos em termos do valor do autovalor do domínio inteiro e da p-capacidade do conjunto excluído, inspirados em resultados análogos que foram feitos para operadores lineares.
Valor: #
Período: 2013 - 2016
Avanços na Teoria das Hipersuperfícies de Curvatura Média Constante em Variedades Riemannianas
Coordenador: Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Integrantes PPGMAT/UFAL: Abraão Mendes do Rêgo Gouveia e Feliciano Marcílio Aguiar Vitório
Descrição: A Geometria Diferencial é uma área da Matemática que surgiu no século XIX com o estudo pioneiro do Gauss sobre como as superfícies se curvam no espaço usando técnicas do Cálculo Diferencial. Este estudo foi posteriormente generalizado por Riemann para o contexto intrínseco e para dimensões arbitrárias. Esta teoria teve um grande impulso no início do século passado quando Einstein a usou de maneira fundamental para estabelecer a sua famosa Teoria da Relatividade Geral. Deste então tem se desenvolvido bastante e encontrado aplicações em várias áreas aplicadas, como por exemplo na Computação Gráfica. Neste projeto de pesquisa nos propomos a resolver três problemas inéditos na área de Geometria Diferencial. O primeiro deles, é um problema intrínseco, onde propomos classificar as variedades localmente conformemente planas com bordo não vazio e cujos auto-valores do tensor de Schouten satisfazem uma desigualdade totalmente não-linear e cujos bordos são umbílicos e esféricos. Este resultado pode ser visto como uma versão não linear da conjectura de Min-Oo para o caso de métricas conformes, que por sua vez é motivado pelo Teorema da Massa Positiva. A nossa ideia para atacar este problema é usar uma aplicação de desenvolvimento (developing map) para transferir este problema para o hemisfério (com uma métrica modificada) e usar uma técnicas recente de representar este hemisfério como uma hipersuperfície com bordo do espaço hiperbólico. Para isto contarei com a parceria dos professores J. Espinar do IMPA e E. Barbosa da UFMG. Vale ressaltar que recentemente conseguimos aplicar este método com sucesso em um trabalho feito em colaboração com J. Espinar. No segundo problema nós vamos investigar o espaço das 1-formas harmônicas de hipersuperfícies mínimas de bordo livre na bola Euclidiana - estas superfícies modelam as películas que separam fluidos de mesma densidade. Pretendemos mostrar que existe uma constante universal (que só depende da dimensão) tal que se a norma da segunda forma fundamental for menor que esta constante, então o espaço das 1-formas harmônicas é trivial. Para isto vamos aplicar as técnicas que desenvolvemos em e que valem no caso de dimensão maior que 2. Este resultado vai dizer que existe uma lacuna nos espaço de tais hipersuperfícies em termos desta constante. O caso de dimensão 2 (dois) foi provado recentemente. Este trabalho será feito em colaboração com A. Mendes e F. Vitorio, ambos da UFAL. No terceiro e último problema também pretendemos generalizar o trabalho Ambrozio-Nunes, mas agora para o caso de superfícies capilares, ou seja, as superfícies que modelam películas que separam fluídos com densidades diferentes. Estas superfície têm curvatura média constante e intersectam o bordo da bola com ângulo constante. Em parceria com E. Barbosa da UFMG pretendemos usar técnicas de convexidade para mostrar que se a norma da segunda forma fundamental sem traço for menor que uma constante universal, então a superfície é de fato uma calota esférica..
Valor: #
Período: 2017 - 2018
Tópicos sobre Análise Geométrica e Geometria Global das Subvariedades
(Auxílio Financeiro - CNPq)
Coordenador: Márcio Henrique Batista da Silva
Integrantes PPGMAT/UFAL: Abraão Mendes do Rêgo Gouveia, Feliciano Marcílio Aguiar Vitório e Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Descrição: O projeto é composto de duas linhas, a saber, Análise Geométrica e a Geometria das Subvariedades. Na primeira, propomos o estudo de autovalores de operadores com significado geométricos e sobre a teoria das subvariedades free boundary. Na segunda, propomos o estudo de imersões em espaços produtos e obtenção de resultados de rigidez.
Valor: # Período: 2014 -2018
Geometria Global das Subvariedades
(Auxílio Financeiro - FAPEAL)
Coordenador: Márcio Henrique Batista da Silva
Integrantes PPGMAT/UFAL: Abraão Mendes do Rêgo Gouveia, Feliciano Marcílio Aguiar Vitório e Marcos Petrúcio de Almeida Cavalcante
Descrição: Estudo local e global de subvariedades imersas em ambientes onde exigimos apenas limitação superior da sua curvatura..
Valor: # Período: 2011 -2018
Estudos em Análise Geométrica e Relatividade Matemática
(Financiado: CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.)
Integrantes: Abraão Mendes do Rêgo Gouveia - Coordenador / Gregory J. Galloway - Integrante.
Descrição: Projeto aprovado no Edital 01/2019 da CAPES com bolsa pelo Programa de Professor Visitante no Exterior na modalidade de Professor Visitante Júnior.
Valor:#
Período: 2019 - 2020
Edital Universal/MCTIC/CNPq: Hipersuperfícies em Variedades Riemannianas
(Auxílio Financeiro:CNPq)
Coordenador: Hilário Alencar da Silva
Integrante PPGMAT: Gregório Manoel da Silva Neto
Descrição: Neste projeto tratamos dos seguintes temas: 1) Caracterização geométrica dos pontos em que a diferencial de Abresch-Rosenberg se anula para superfícies que satisfazem uma determinada relação entre a curvatura média e a norma da referida diferencial; 2) Estimativa do primeiro autovalor do Laplaciano e a estabilidade de superfícies de curvatura média constante em variedades produto; 3) Classificação das hipersuperfícies estáveis de curvatura média constante em variedades Riemannianas warped product; 4) Representação de Weierstrass-Enneper para superfícies em variedades Riemannianas rotacionalmente simétricas; 5) Desigualdade do tipo Bernstein para autofunções do Laplaciano em hipersuperfícies compactas em formas espaciais; 6) Classificação dos pontos críticos dos funcionais curvatura total e de Willmore, invariantes por algum subgrupo de isometrias; 7) Formação de recursos humanos por meio de orientações dos pesquisadores aos discentes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Período: 2018 -2022
Superfícies Mínimas e Teoria Min-Max
(Auxílio Financeiro: Bolsa CNPq)
Coordenador: Márcio Henrique Batista da Silva
Descrição: Neste projeto visamos conhecer profundamente as técnicas da Teoria Min-max e suas aplicações na teoria das superfícies mínimas.
Período: 2019 -2022
|