Apresentação

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), em nível de mestrado, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2003 e reconhecido segundo a Portaria N. 2.609 do Ministério da Educação, de 25 de agosto de 2004, publicada no Diário Oficial da União - Seção 1 - em 26 de agosto de 2004. Em abril de 2008, o Programa foi reavaliado pela CAPES e reconhecido segundo a Portaria N. 524 do Ministério da Educação, de 29 de abril de 2008, publicada no Diário Oficial da União - Seção 1 - em 30 de abril de 2008.

A implantação do Programa deve-se, em parte, ao estreito relacionamento científico que os Grupos de Geometria Diferencial e Sistemas Dinâmicos do Instituto de Matemática da UFAL mantêm com os respectivos grupos da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O objetivo do Programa de Mestrado em Matemática é ampliar e aprofundar os conhecimentos das Ciências Matemáticas dos cursos de graduação, formar profissionais para o magistério do terceiro grau em Matemática, bem como habilitá-los a exercer atividades que requeiram aplicação da Matemática a problemas técnicos ou científicos. Em uma visão mais ampla, o Programa visa solidificar os conhecimentos básicos necessários para uma futura carreira de pesquisa.

Até fevereiro de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAL formou 100 mestres, destes:

54 concluíram o doutorado em Matemática;
01 concluiu o doutorado em Ciências da Computação em Matemática Computacional;
01 concluiu o doutorado em Engenharia de Sistema Computacional;
01 concluiu o doutorado em Ciência da Educação;
11 estão cursando o doutorado;
66 são docentes em IFES;
05 são docentes em Universidades Estaduais;
06 são docentes na SEDUC/Alagoas;
01 é docente na Universidade de Princeton;
20 são docentes na UFAL (nos campi de Maceió, Arapiraca e Sertão).

Com parecer CNE/CES 78/2010 homologado pelo MEC - Portaria N. 1045, publicada no D.O.U. de 19/8/2010, Seção 1, Pág. 10 - a Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFAL passou a contar com o curso de Doutorado em Matemática em Associação entre a UFAL e a UFBA que tem como objetivos principais a formação de doutores e pesquisadores em Matemática e fomentar as atividades científicas e acadêmicas na área de Matemática nos estados de Alagoas e Bahia.

O contexto social em que ambas as universidades se encontram faz com que tal programa seja estratégico na formação de recursos humanos numa área ampla do nordeste e reforça sua importância. Nesse sentido, já colhemos frutos. Até fevereiro de 2024, o programa formou 27 doutores na UFAL, 16 já atuam como docentes/pesquisadores na região e 01 atua como docente/pesquisador na Universidad del Atlántico, Colômbia.

A visita de pesquisadores colaboradores dos docentes do programa em missões de pesquisa à UFAL vem permitindo estabelecer contatos dos discentes para desenvolvimento de suas teses através de intercâmbio com outras instituições, aumentando a chance de formação de futuras parcerias e incentivando a produção científica.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail coordenador@pos.mat.ufal.br.