Apresentação

Histórico do Programa

Em 2003, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, após esforço conjunto dos professores do Departamento de Matemática, à época liderados pelo Prof. Hilário Alencar, recomendou o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Alagoas – PPGMAT/UFAL. Este foi o primeiro e, até o momento, único mestrado acadêmico em Matemática ofertado no Estado de Alagoas. O PPGMAT/UFAL foi reconhecido pela Portaria Nº 2.609, do Ministério da Educação, publicada em 25 de agosto de 2004. Em abril de 2008, o Programa foi reavaliado pela CAPES e reconhecido conforme a Portaria Nº 524, do Ministério da Educação, de 29 de abril de 2008, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, em 30 de abril de 2008. A criação do Programa deve-se, em parte, ao relacionamento científico estreito entre os grupos de Geometria Diferencial e Sistemas Dinâmicos do Instituto de Matemática da UFAL e os respectivo grupos da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A proposta atendeu a uma demanda natural de formação de recursos humanos na região e buscou incentivar as atividades de pesquisa do Departamento de Matemática da UFAL. Os professores que participaram da criação do Programa foram:


1. Hilário Alencar da Silva – Doutor pelo IMPA em 1988.
2. Eduardo Perdigão de Lemos – Doutor pela UFPE em 1993.
3. José Adonai Seixas – Doutor pela UNICAMP em 1996.
4. Ediel Azevedo Guerra – Doutor pela UFPE em 2000.
5. José Carlos Almeida de Lima – Doutor pela UNICAMP em 2002.
6. Krerley Oliveira – Doutor pelo IMPA em 2003.


A proposta de criação do Programa contou com o forte apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, por meio dos seguintes pesquisadores:


1. Jacob Palis Jr.
2. Manfredo Perdigão do Carmo.
3. Marcelo Viana.
4. Fernando Codá Marques.
5. Enrique Pujals.
6. Marcos Dajczer.


Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL apoiou fortemente a iniciativa, financiando as bolsas de mestrado dos primeiros discentes, bem como apoio à infraestrutura do Programa.


Até abril de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAL formou 108 mestres, sendo que:


1. 61 concluíram o doutorado.
2. 15 estão cursando o doutorado.
3. 64 são docentes em Instituições Federais.
4. 5 são docentes em Universidades Estaduais.
5. 1 é docente na Princeton University.
6. 1 é pesquisador no IMPA e no Instituto TecGraf da PUC-Rio.
7. 20 são docentes na UFAL (nos campi Maceió, Arapiraca e Sertão).
8. 8 são docentes do PPGMAT-UFAL.


Em 2010, por meio da Portaria Nº 1.045, de 19 de agosto, foi aprovado o doutorado em associação entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal da Bahia, que formou, até abril de 2025, 31 doutores na UFAL. Com a consolidação do doutorado em associação e após ampla discussão, foi decidido que tanto a UFAL quanto a UFBA possuíam condições para seguir com seus cursos de doutorado de forma independente. Assim, em 2023, o APCN do doutorado do PPGMAT foi enviado e aprovado, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 74 de 29 de julho de 2024, com início previsto para fevereiro de 2025. Após a aprovação, foi solicitada à CAPES, no início de 2025, a exclusão do programa de doutorado em associação entre a UFAL e a UFBA. O reconhecimento do curso de doutorado, conforme a Portaria Nº 749, de 29 de julho de 2024, do Ministério da Educação, teve como consequência atualizações do regimento e do catálogo de disciplinas do Programa, os quais passam a vigorar a partir de 2025. Destacamos que o corpo docente do Programa iniciou suas atividades com 6 docentes da Ufal, contando também com o apoio de pesquisadores do IMPA já mencionados. A evolução do número de docentes permanentes foi a seguinte:


- 11 (2012)
- 10 (2013), com 1 visitante;
- 13 (2014), com 1 visitante;
- 15 (2015), com 2 visitantes;
- 11 (2016), com 1 visitante;
- 13 (2017);
- 11 (2018);
- 11 (2019);
- 13 (2020);
- 13 (2021);
- 13 (2022);
- 14 (2023);
- 14 (2024).


Além disso, o Programa tem investido em estratégias para ampliar sua visibilidade e atrair novos discentes. A divulgação do Programa e de seus processos seletivos ocorre por meio de redes sociais, fóruns de pós-graduação e e-mails enviados a colegas no exterior. Essas iniciativas têm como objetivo integrar mais efetivamente a graduação ao mestrado, permitindo que os estudantes avancem mais rapidamente no mestrado e prossigam para o doutorado. Em âmbito institucional, foram aprovadas resoluções que valorizam a pesquisa e a orientação de docentes que integram programas stricto sensu. Destaca-se a norma da UFAL que limita a 10 horas semanais a carga horária dos professores vinculados à pós-graduação. Além disso, normas internas do Instituto de Matemática permitem reduzir essa carga horária para 8 horas semanais, dependendo da dedicação do docente à pesquisa, à gestão e à coordenação de projetos. Isso assegura uma dedicação mais adequada às atividades de ensino e pesquisa vinculadas à pós-graduação.