Dúvidas Frequentes

Sumário das principais dúvidas dos discentes referentes a procedimentos acadêmicos

A seguir apresentamos um resumo das principais dúvidas dos discentes e algumas informações úteis aos mesmos. Ao surgimento de quaisquer outras dúvidas, sugerimos que procurem a coordenação dos cursos de graduação em Matemática. Também recomendamos a todos os estudantes que acessem o Portal do Estudante da Ufal:

http://www.ufal.edu.br/estudante/

Para os calouros, recomendamos também o manual do calouro:

http://www.ufal.edu.br/noticias/2018/1/manual-do-calouro-ajuda-estudantes-em-nova-vida-academica/manual-d-calour-1.pdf

 

  1. MUDANÇA E REOPÇÃO DE CURSO

  2. TRANCAMENTO DE DISCIPLINA(S) E DE CURSO

  3. MATRÍCULAS

    Matrícula dos Ingressantes (Feras)

    Matrícula Acadêmica Online

    Ajuste de Matrícula

    Matrícula Vínculo e Cadastro do TCC

    Matrícula em Vagas Remanescentes

  4. REMATRÍCULA
  5. REABERTURA DE MATRÍCULA
  6. O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB
  7. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DISPENSA DE DISCIPLINA
  8. CALENDÁRIO ACADÊMICO
  9. HORAS FLEXÍVEIS
  10. BIBLIOTECA SETORIAL DO IM
  11. CARTEIRA DE TRANSPORTE (TRANSPAL)
  12. LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE
  13. PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO 
  14. AGENDAMENTO DA DEFESA DO TCC
  15. ENTREGA DO TCC E AGENDAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU
  16. ENADE
  17. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
  18. ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

MUDANÇA E REOPÇÃO DE CURSO

Em cada semestre letivo, a Ufal abre editais para Mudança de Turno e de Reopção de Curso. A publicação do edital é feita no site da Copeve e as inscrições são online. É necessário estar pelo menos no 2° período do curso, para concorrer a uma das vagas ofertadas.
Os pedidos de reopção serão analisados pelos coordenadores de curso.

Os períodos definidos para abertura dos referidos editais e para as inscrições encontram-se no Calendário Acadêmico (disponível no site da Ufal).

Se o aluno não conseguir a Mudança de Turno poderá solicitar, no ajuste de matrículas, a matrícula em disciplina(s) do turno desejado. A solicitação, entretanto, só será atendida se houver vagas, visto que os alunos regulares do turno têm prioridade.

TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS E DE CURSO

O trancamento de matrícula no curso ou em disciplina(s) poderá ser solicitado pelo aluno, junto à coordenação de curso, durante o período especificado no Calendário Acadêmico.

Os formulários para a solicitação de trancamento estão disponíveis em https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/drca-trancamento-de-matricula-do-curso/view (Trancamento de matrícula no curso) e https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/drca-trancamento-de-matricula-de-disciplina/view (Trancamento de Disciplina).
Esses formulários informam a documentação que deverá ser anexada ao pedido.

O período para solicitação de trancamento é semestral e consta no Calendário Acadêmico da Ufal. Os pedidos de trancamento devem ser encaminhados para a coordenação de curso, dentro do prazo, via e-mail. Toda a documentação deve ser encaminhada em arquivo único, no formato PDF.

Obs.: O discente poderá permanecer com o curso trancado por no máximo 4 semestres letivos, sejam seguidos ou intercalados.

MATRÍCULAS 
Matrícula dos Ingressantes (Feras)

Os alunos ingressantes passam por dois tipos de matrícula: a Institucional e a Acadêmica.

Na Matrícula Institucional, o discente entrega documentos especificados no edital de matrícula. Nesse edital também é informado o período e o local onde a matrícula será feita. No início do semestre letivo em que vai começar a estudar, o discente precisa fazer a Confirmação de Matrícula.

Após a
Confirmação de Matrícula, os discentes serão matriculados nas disciplinas do 1º período do curso, no sistema acadêmico - SIE WEB. Esta é a chamada Matrícula Acadêmica e é realizada pelo DRCA (Departamento de Controle e Registro Acadêmico)

Matrícula Acadêmica Online

Depois que concluir o primeiro semestre de aulas no curso, o discente deverá, antes do início das aulas de cada semestre seguinte, realizar sua Matrícula Online no sistema SIE WEB. O período para realização dessa matrícula é divulgado no Calendário Acadêmico da UFAL, tanto para o primeiro como para o segundo semestre de cada ano letivo.

No SIE WEB, o
discente faz a matrícula em cada uma das disciplinas que cursará no semestre. É importante saber que o sistema prioriza as disciplinas de períodos anteriores nas quais o discente tenha sido reprovado. Portanto, na Matrícula Online, não será possível deixar de fazer matrícula nessas disciplinas, nem será possível fazer matrícula em disciplinas cujos pré-requisitos ainda não tenham sido cumpridos.

Veja mais informações sobre a matrícula acadêmica acessando o endereço eletrônico

https://ufal.br/estudante/graduacao/normas/matricula_academica

Ajuste de Matrícula

O ajuste de matrícula é para aqueles alunos que não conseguiram realizar a matrícula online ou que fizeram a matrícula online, mas com alguma pendência. O ajuste geralmente ocorre na primeira semana do semestre letivo e está previsto no Calendário Acadêmico. O ajuste de matrícula é feito pela coordenação do curso, no sistema acadêmico, devendo o próprio aluno solicitá-lo à coordenação via e-mail.

Matrícula Vínculo  e Cadastro do TCC

O aluno que já cursou todas as disciplinas obrigatórias e eletivas e que continuará matriculado apenas para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deverá solicitar à coordenação do curso a matrícula vinculo, no período de matrícula online ou de ajuste de matrícula. Na ocasião deverá ser feito também o cadastro do TCC no SIE WEB. Para tanto o aluno deverá informar à coordenação o nome do seu orientador de TCC e o tema do trabalho.

Obs.: Esse cadastro do TCC poderá ser realizado antes, caso o discente tenha iniciado o TCC antes de concluir todas as disciplinas. A partir da metade do curso, o discente já pode procurar um docente orientador e iniciar o TCC.

Matrícula em Vagas Remanescentes

A matrícula em vagas remanescentes ocorre após o período de ajuste de matrícula, e também está prevista no Calendário Acadêmico. Nessa matrícula, a coordenação solicita vagas ociosas (vazias) de disciplinas de outros cursos.

O aluno poderá solicitar matrícula em disciplina que seja equivalente a uma disciplina de seu curso (seja ela obrigatória ou eletiva) ou em disciplina a ser cursada como isolada (disciplina que não equivale a nenhuma das disciplinas do curso).

Por exemplo: A disciplina Geometria Analítica é ofertada em vários cursos. Caso falte vaga para o aluno de matemática em seu curso, o aluno poderá solicitar a matrícula
nessa disciplina em uma vaga de outro curso.

O discente que tenha interesse em alguma vaga remanescente deve fazer a solicitação à coordenação. A vaga será solicitada pelo sistema e a efetivação da matrícula estará sujeita à aprovação do coordenador do curso ao qual a vaga pertence.

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REMATRÍCULA

O discente que estiver com bloqueio de matrícula deve solicitar a Rematrícula a fim de poder voltar a ser matriculado em disciplinas. É necessário preencher o requerimento para essa solicitação, que está disponível em https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view.

O requerimento informa quais documentos que devem ser anexados. O pedido deve ser encaminhado à coordenação do curso, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico.

A Rematrícula só será aprovada se o discente tiver concluído pelo menos 20% da carga horária do curso, antes de ter a matrícula bloqueada.

Ver normas em: https://ufal.br/estudante/graduacao/normas/rematricula

REABERTURA DE MATRÍCULA

O discente que estiver com a matrícula trancada e quiser voltar aos estudos, deve solicitar a Reabertura de Matrícula. É necessário preencher um requerimento para essa solicitação. O requerimento informa quais os documentos que devem ser anexados e está disponível em https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de-matricula-drca/view.

O pedido deve ser encaminhado à coordenação do curso, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico.

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O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB

O SIE WEB é o sistema acadêmico utilizado pela Ufal para o registro de matrículas, frequência e notas dos alunos. A partir dele, o estudante pode acessar comprovante de matrícula, histórico analítico, certidão de vínculo e boletim escolar, entre outros documentos e informações.


N
esse sistema também encontram-se os dados de contato do discente. É muito importante que os discentes mantenham endereço, telefones e e-mail atualizados no SIE WEB, para o caso de a Coordenação de Curso precisar entrar em contato.

O acesso ao SIE WEB pode ser feito pelo site da Ufal ou diretamente pelo endereço
https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DISPENSA DE DISCIPLINA

Para solicitar dispensa de disciplina, o aluno deverá comparecer à Coordenação de curso com o histórico de curso realizado anteriormente acompanhado do programa/ementa da disciplina que o aluno quer que seja aproveitada.

Vejamos um exemplo: um aluno que tenha cursado Física, na Ufal ou em outra instituição, antes de iniciar a graduação em matemática, deseja aproveitar a disciplina
Cálculo 1. Nesse caso, ele deverá levar à Coordenação o histórico do curso de Física junto com o programa da disciplina de Cálculo 1 cursada.

O aluno deverá preencher o formulário de dispensa de disciplina, disponível no endereço
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/aproveitamento-de-estudo/drca-dispensa-de-disciplina-cursada/view, e entregá-lo junto com os demais documentos. Toda a documentação ficará na Coordenação para análise do Coordenador de Curso. Se a dispensa for aprovada a documentação seguirá para o DRCA, via processo eletrônico, para que seja feito o registro da disciplina aproveitada no sistema SIE WEB.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário Acadêmico contém os eventos importantes de cada semestre letivo, como por exemplo: início e fim do semestre; período para realização de reavaliação e de prova final; prazo final para digitação das notas no SIE WEB; período para inscrição em mudança de turno ou reopção; feriados; dentre outros. O Calendário é aprovado pelo CONSUNI (Conselho Universitário) e corresponde aos dois semestres letivos anuais. Os calendários acadêmicos da Ufal podem ser acessados a partir da página https://ufal.br/estudante/graduacao/calendario-academico.

HORAS FLEXÍVEIS

Ao final do curso de graduação, o aluno deverá ter, obrigatoriamente, 200 horas de carga horária flexível. Esta é constituída por atividades extracurriculares nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou representação estudantil (participação em Centro Acadêmico, no Conselho Universitário, no Diretório Central dos Estudantes-DCE, no Colegiado de Curso, entre outros). Para mais informações consulte a Resolução nº 113-C.E.P.E. de 13/11/1995, no seguinte endereço eletrônico abaixo:

https://ufal.br/estudante/graduacao/normas/parte-flexivel


Para que a carga horária flexível seja computada, o aluno deverá apresentar à secretaria do curso os originais e as cópias dos certificados das atividades realizadas. Após conferência, os documentos originais serão devolvidos ao aluno e as cópias ficarão com a secretaria, que fará o registro no SIE WEB. Apenas atividades realizadas após o início do curso de graduação são aceitas para compor a parte flexível.

Entre as atividades que poderão integrar a carga horária flexível estão: participação em eventos científicos (congressos, encontros, seminários, whorkshops etc.), disciplinas isoladas, monitoria, participação no PIBIC e/ou PIBID, cursos de idiomas, cursos na área de tecnologia da informação e comunicação, cursos na área de ensino e educação matemática, atividades de representação estudantil (centro acadêmico, diretório central dos estudantes, participação em colegiados e conselhos da universidade).

 

BIBLIOTECA SETORIAL DO IM

A Biblioteca Setorial do Instituto de Matemática (BSIM) funciona no bloco 12, onde fica situada também a Secretaria do IM. Grande parte do acervo da biblioteca é composto por livros de matemática, mas também estão disponíveis livros de física e as produções acadêmicas de alunos concluintes - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

Apenas alunos de Matemática e de Computação podem fazer cadastro na biblioteca. A documentação necessária é a seguinte: Comprovante de matrícula, foto 3x4, cópia do documento de identidade e cópia do comprovante de residência.

 

CARTEIRA DE TRANSPORTE (TRANSPAL)

O Formulário de Cadastro/Recadastro deverá, exclusivamente, ser solicitado pelo discente, por meio de link disponível no sistema acadêmico (SIE WEB).

Alguns dias após a solicitação, o discente deverá acessar o site do Cartão Bem Legal, a fim de baixar o formulário de cadastro/recadastro. Esse formulário deverá ser encaminhado à coordenação de curso, para ser carimbado. Depois disso, o aluno deverá comparecer a algum posto da Transpal para realizar o cadastro/recadastro.

LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE

Em caso de falta às aulas por motivo de doença, com atestado médico superior a 5 dias, o discente poderá solicitar licença médica. O formulário para essa solicitação está disponível em https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/27-regime-de-exercicio-domiciliar.pdf/view. Atestado médico e demais documentos deverão ser encaminhados ao Protocolo Geral, que funciona , junto com o formulário preenchido situado no prédio da Reitoria, de posse do atestado médico. O DRCA fará o encaminhamento do aluno à Junta Médica da Ufal.

O estudante deverá comparecer à Junta Médica na data agendada e, após a consulta, o médico expedirá um documento informando a respeito da Licença Médica. De posse deste documento, o estudante deverá retornar ao DRCA, que fará o registro da Licença no sistema acadêmico (SIE WEB).

O mesmo processo deverá ser feito em relação à licença maternidade.

Obs.: Se o estado de saúde não permitir que o
discente compareça ao DRCA com o atestado, um parente dele poderá fazer isso.

 

PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO

A Ufal dispõe de programas de bolsas que oferecem bolsas de estudo para alunos com bom rendimento acadêmico, a saber:

       PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é um programa de bolsas ofertado pela Ufal em parceria com as agências de fomento (CNPq, Capes, Fapeal) que oferece bolsas de estudo a estudantes de graduação que estejam vinculados a um projeto de pesquisa aprovado pela universidade. No primeiro semestre de cada ano a Ufal lança um edital para que os professores concorram a essas bolsas através da submissão de projetos. A bolsa tem duração de um ano. Para mais informações acesse:

http://www.ufal.edu.br/estudante/pos-graduacao-e-pesquisa/programas/pibic

       PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência é um programa de bolsas voltado aos estudantes de licenciatura da Ufal visando sua iniciação à docência no ensino básico. Nesse programa os estudantes desenvolvem atividades de ensino em escolas de ensino básico de estado, sendo supervisionados por um orientador. Para mais informações acesse:

http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/programas/programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-pibid

      Monitoria

Frequentemente saem editais de monitoria (com e sem bolsa) para as disciplinas ministradas pelo Instituto de Matemática da Ufal. A seleção é feita através de avaliação escrita para demonstrar os conhecimentos referentes à disciplina correspondente à monitoria em questão.

 

AGENDAMENTO DA DEFESA DO TCC

Quando o Trabalho de Conclusão de Curso estiver pronto e o aluno e seu orientador tiverem escolhido os professores que farão parte da Banca Examinadora, assim como a data de apresentação do TCC, o estudante deverá comparecer à Coordenação de curso para agendar a apresentação e fazer a reserva da sala onde ela ocorrerá.

A documentação para registro da avaliação do TCC será providenciada e encaminhada ao orientador do trabalho. Após o registro da avaliação pela Banca Examinadora, a documentação deverá ser devolvida à Coordenação de Curso, para as devidas providências quanto ao registro da nota no sistema acadêmico.

A defesa pública do TCC é obrigatória para os discentes do curso de Matemática Licenciatura, mas não para os discentes de Matemática Bacharelado. Mas a reunião da Banca Examinadora para avaliação do mesmo continua ocorrendo, devendo o aluno comparecer para responder às questões que a Banca vier a fazer sobre o TCC.



ENTREGA DO TCC E AGENDAMENTO DA COLAÇÃO DE GRAU

Após a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pela Banca Examinadora, poderá haver coisas a corrigir no trabalho escrito. Sendo assim, o aluno deverá fazer as necessárias correções apontadas pela Banca e depois entregar duas vias do TCC à Coordenação do Curso. Estas duas vias deverão estar encadernadas com capa dura e ser assinadas pelos membros da Banca Examinadora.



Só é possível agendar a colação de grau (formatura) quando a nota do TCC estiver no SIE WEB. Para fazer o agendamento, o aluno precisa comparecer ao DRCA com o nada consta da Biblioteca Setorial do IM e o nada consta da Biblioteca Central da UFAL. Esses documentos devem ser solicitados pelo próprio aluno às referidas bibliotecas.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), realizado a cada três anos, é uma avaliação pela qual passam os alunos concluintes dos cursos de graduação. Estão incluídos entre os concluintes os alunos ter tenham cursado pelo menos 80% da carga horária do curso. Em cada ano são avaliados alunos de diferentes cursos, sendo que todo curso passa por essa avaliação a cada três anos.

A avaliação é realizada por meio de dois instrumentos: um questionário socioeconômico, que o aluno preenche no site do ENADE, e uma prova. O aluno que não fizer o ENADE ficará em situação irregular e não poderá colar grau. Ele terá que esperar o período de inscrições no ano seguinte, quando a coordenação de curso deverá inscrevê-lo como aluno irregular.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

https://ufal.br/estudante/assistencia-estudantil/servicos-oferecidos

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Pelo link abaixo é possível acessar as normas vigentes na UFAL a respeito do Estágio Supervisionado.

https://ufal.br/estudante/graduacao/estagios/legislacao