Ufal homenageia alagoano considerado o “pai da Geometria Diferencial”

O evento em memória ao professor Manfredo Perdigão do Carmo transcorrerá de 14 a 16 deste mês no Campus A. C. Simões
Por Por Diana Monteiro - jornalista
14/08/2023 08h55
Alagoano e matemático Manfredo do Carmo

Ele foi um dos mais distinguidos matemáticos brasileiros, escreveu vários livros com a finalidade de aclarar a literatura existente em Geometria Diferencial e atrair jovens talentosos para esta área, tendo inclusive, em 1976, um dos livros traduzido para o inglês. O livro é utilizado como texto em várias universidades estrangeiras e posteriormente foi traduzido para o alemão, espanhol, russo, grego e chinês. Trata-se do professor Manfredo Perdigão do Carmo, alagoano, considerado o “pai da Geometria Diferencial” no país.

O renomado professor, que é Doutor honoris causa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), título recebido em 14 de novembro de 1991, vai ser homenageado pelo Instituto de Matemática (IM) da instituição alagoana como nome do evento denominado de Celebrando a Matemática em Alagoas: Em memória aos 95 anos do professor Manfredo P. do Carmo, a se realizar de 14 a 16 deste mês no Campus A. C. Simões. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da Ufal, coordenado pelo professor Abraão Mendes.

Referência na ciência Matemática, com relevante contribuição nacional e internacional, o professor Manfredo deixou uma enorme contribuição como ativo e dinâmico participante de eventos científicos, colaborando também com pesquisas. “Ele foi orientador de 27 teses de doutoramento e teve a alegria de ver alguns de seus alunos se transformarem em matemáticos destacados”, enfatiza Abrão Mendes, que é doutor em Matemática pela Ufal e está na coordenação do evento.

Como exemplo de matemáticos destacados, Abraão citou três professores do Instituto de Matemática (IM) da Ufal: Hilário Alencar, pesquisador sênior do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências; Marcos P. Cavalcante, pesquisador nível 1C do CNPq, e Márcio Henrique Batista, pesquisador nível 1D do CNPq e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

O professor Márcio, também da organização da atividade, fará na abertura (dia 14), marcada para as 9h, a palestra que tem como tema O legado de Manfredo P. do Carmo à Geometria.      As atividades do evento Celebrando a Matemática em Alagoas: Em memória aos 95 anos do professor Manfredo P. do Carmo, durante os três dias transcorrem no período da manhã, na Sala de Pós-graduação do IM. Confira programação em anexo abaixo.

Trajetória do homenageado

Manfredo Perdigão do Carmo é alagoano de Maceió, onde estudou Matemática com o professor Benedito de Morais e fez em Recife a graduação em Engenharia Civil, onde se formou em 1951. Por alguns anos trabalhou como engenheiro, mas abandonou a carreira para tornar-se professor assistente na Universidade do Recife. Em 1959, durante um estágio no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Influenciado pelo ambiente matemático ali existente, tomou a decisão fundamental de estudar nos Estados Unidos com o matemático S. S. Chern.

Manfredo fez o doutorado com bolsa do CNPq na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde obteve o título em janeiro de 1963. Seu trabalho de tese foi prontamente reconhecido e publicado em um dos mais prestigiosos jornais de matemática, a saber, o Annals of Mathematics. Foi professor em Recife, Brasília, Fortaleza e Berkeley, e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Em 1966, Manfredo do Carmo foi contemplado com a prestigiosa bolsa de pós-doutorado Guggenheim. Bolsa essa, concedida, segundo palavras da própria Fundação John Simon Guggenheim, “para aqueles que já demonstraram capacidade excepcional para o conhecimento produtivo ou capacidade criativa excepcional nas artes”.

Em 1978 referenciado professor foi convidado pela International Mathematical Union (IMU) para apresentar os seus trabalhos no Congresso Internacional de Matemáticos, que se reúne a cada quatro anos. Sua última e definitiva instituição de atuação foi o IMPA, onde entrou oficialmente como pesquisador em 1966 e ficou até o falecimento, em 2018.

Sobre o PPGMAT

O Programa de Pós-graduação em Matemática está em funcionamento desde 2004 com a oferta do Mestrado e com Doutorado a partir de 2010. Até 2022 o Programa formou 97 mestres. A implantação do Programa deve-se, em parte, ao estreito relacionamento científico que os Grupos de Geometria Diferencial e Sistemas Dinâmicos do Instituto de Matemática da UFAL mantêm com os respectivos grupos da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O Programa de Mestrado objetiva ampliar e aprofundar os conhecimentos das Ciências Matemáticas dos cursos de graduação, formar profissionais para o magistério do terceiro grau em Matemática, bem como habilitá-los a exercer atividades que requeiram aplicação da Matemática a problemas técnicos ou científicos. Em uma visão mais ampla, o Programa visa solidificar os conhecimentos básicos necessários para uma futura carreira de pesquisa.

O Doutorado em Matemática é realizado em Associação entre a Ufal e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem como principais objetivos a formação de doutores e pesquisadores em Matemática, assim como, fomentar as atividades científicas e acadêmicas na área de Matemática nos respectivos estados. Iniciado em 2010, até 2022o programa formou 22 doutores na Ufaldestes, 16 já atuam como docentes/pesquisadores na região e um atua como docente/pesquisador na Universidad del Atlántico, na Colômbia.