Projeto: Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

04/02/2019 11h43 - Atualizado em 19/11/2020 às 13h47

Nos últimos anos temos presenciado um esforço global na comunidade acadêmica em diminuir o desequilíbrio existente entre a participação feminina e masculina nas áreas exatas, especialmente na Matemática e Ciência da Computação.  As origens, razões e impactos de tal discrepância têm sido objeto de vários artigos e discussões e nos levam a concluir que é fundamental buscar a correção de tal discrepância para que haja um maior avanço da humanidade nessas áreas.
    Há uma falta de incentivo implícita para entrada e manutenção das mulheres nas áreas de exatas em Alagoas.  Uma das dificuldades é que o problema é tratado implicitamente pelos acadêmicos, como se não existisse e fosse natural. É necessário tomar ações efetivas para promover a igualdade e criar um ambiente mínimo que estimule a participação de meninas em atividades na área de exatas.
    Esse trabalho deve começar cedo, nas escolas básicas, tentando acompanhar e  discutir o problema com professores e alunos. Contudo, não basta simplesmente falar desse problema. É necessário dar as alunas oportunidades para desenvolver o seu potencial através de treinamentos e orientação. Faltam oportunidades e treinamento de alto nível para alunos excelentes nas escolas básicas.
Dessa forma, há necessidade urgente de ações concretas que venham mitigar a deficiência do ensino escolar básico e promover o interesse pelo estudo da Matemática e Ciências em geral para as meninas. Olimpíadas, festivais de ciências e exposições permanentes têm se mostrado bastante eficientes nessa tarefa, atraindo o interesse da população alagoana e, especialmente, dos estudantes de Ensino Básico.
No intuito de tentar incentivar as estudantes no ingresso e permanência em carreiras científicas nas áreas de ciências exatas e computação, atraves de uma maior participação dessas estudantes  do Ensino Básico em um treinamento de alto nível com aulas semanais nas áreas exatas, com ênfase em Matemática e Computação, nós propomos o projeto Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
Esse projeto foi aprovado na Chamada  CNPq/MCTIC nº31/2018, tem como coordenadora a Profa. Dra Xu Yang, do Instituto de Computação da UFAL e vice -coordenador o Prof. Dr. Krerley Irraciel Martins Oliveira, do Instituto de Matemática. Além disso, o projeto conta ainda com a colaboração de professores do Instituto de Física, Instituto de Matemática e Instituto de Química e Biotecnologia, além de professores da Rede de Ensino Básico.
Um dos proncipais objetivos desse projeto é garantir a permanência de estudantes do sexo feminino nas carreiras exatas através de bolsas de estudo e nucleação em torno do projeto, atraves de cursos, oficinas e acompanhamento semanal realizado tanto por professores universitário e das escolas do Ensino Básico, como por monitores (alunos de IC) previamente selecionados. Disponibilizamos de bolsas para as alunas do Ensino Básico, que já foram selecionadas, para professoresdo Ensino médio (já selecionados) que contribuírão para o desenvolvimento do projeto. Como última parte de seleção disponibilizamos de 03 bolsas apara alunAs da Universidade que atuarão como monitores do projeto, orientadas sempre por um dos professores da UFAL.
Para seleção dessas bolsistas (semelhante à bolsa de IC) realizaremos uma prova no dia 13/02 (quarta-feira). Todos os dados de seleção, inscrição, local, data, horário e conteúdo da prova está disponibilizado abaixo e no cartaz de divulgação.

DADOS DA SELEÇÃO

INSCRIÇÃO:

Data: até 12 de fevereiro de 2019
   Inscrição disponível no link: https://goo.gl/forms/yiCHUDvNdw81lSXy1
   Documentação exigida:
      * Ficha de Inscrição (disponível no link anterior);
      * Uma cópia do histórico escolar da graduação (entrega no local/data da prova);
      * Uma cópia do Currículo Lattes(entrega no local/data da prova);.

ETAPAS DE SELEÇÃO

1ª ETAPA - PROVA ESCRITA
                          (Caráter Eliminatório - Nota mínima: 7,0)

Data: 13 de fevereiro de 2019
Horário: Das 9:00h às 11:00h
Local: Auditório Prof. Dr. Roberto Jorge - Instituto de Física
Programa: matemática fundamental; Álgebra: expanda, simplifique e fatore
uma expressão, resolva uma equação, resolva desigualdade. Geometria Analítica:
encontre equação da reta, círculo, inclinação, ponto médio. Funções: funções
básicas, domínio de função. Trigonometria: identidade trigonométrica, valores
exatos de trigonometria e gráfico de função trigonométrica.

2ª ETAPA - ANÁLISE DE HISTÓRICO ESCOLAR E CURRÍCULO LATTES
                                        (Caráter Classificatório)

Data: 13 a 15 de fevereiro de 2019

Divulgação dos Resultados: 18/02/2019.