Professor do Instituto de Matemática da UFAL é Eleito Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Por Abraão Mendes do Rêgo Gouveia
20/12/2022 08h44 - Atualizado em 20/12/2022 às 09h20
Márcio Batista - Arquivo Pessoal

O professor Márcio Batista (Instituto de Matemática da UFAL), membro docente do Programa de Pós-graduação em Matemática, foi escolhido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) como membro afiliado no quinquênio 2023-2027, uma das maiores distinções para um jovem pesquisador em atividade no Brasil.

A categoria de membro afiliado constitui uma modalidade de vínculo com a Academia a partir da qual até cinco jovens cientistas de talento são selecionados pelas vice-presidências regionais e assumem um mandato por um período de cinco anos não-renováveis.

A Academia tem desempenhado papel relevante em várias atividades ligadas à ciência no Brasil, especialmente por meio do apoio à criação de diversas instituições de C&T, edição de publicações científicas, desenvolvimento de programas e eventos científicos, formação de convênios internacionais, além da disponibilização de recursos para a sociedade acadêmica, entre outros. Atualmente a ABC atua em dez áreas especializadas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Humanas.

Confira aqui a lista dos novos membros eleitos para ABC, quinquênio 2023-2027.