Programa Matemática e Sociedade: Desafios e Caminhos

Através da curricularização da extensão, os discentes do curso de Matemática Licenciatura, serão inseridos no ambiente escolar e seu entorno e, consequentemente, nos diálogos e reflexões das problemáticas educacionais e da sociedade, com intuito de encontrar caminhos que possam produzir melhores resultados educacionais e sociais, bem como, tornar tais discentes, profissionais mais qualificados para sua atuação professional, dando um melhor retorno para o desenvolvimento da sociedade que estão inseridos.

Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Roberta Theodoro de Lima

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Vânio Fragoso de Melo

Contato: juliana.lima@im.ufal.br / coordenacao.extensao@im.ufal.br

Justificativa:
Na atualidade, estamos convivendo com diversos problemas e discussões referentes a direitos humanos, meio ambiente, biodiversidade, crescimento e 116 sustentabiidade, cidadania, questões sócioeconômicas, inclusão social, tecnologias e redes sociais, educação, saúde, etc. que demandam aberturas de espaços para reflexão e diálogo por parte da sociedade e dos ambientes educacionais. Dessa forma, a Universidade e as Escolas de ensino básico não poderão se esquivarem como espaço para tal fomentação. Mecanismos de avaliação educacional de âmbito nacional (SAEB e Prova Brasil) e Internacional (Prova Pisa), têm demonstrado o baixo desempenho dos estudantes brasileiros na disciplina de matemática, caracterizando um deficit de aprendizagem. Atribuem-se a isso vários fatores, como: metodologias inadequadas, desmotivação e baixa remuneração profissional, despreparo de alguns docentes, desmotivação dos alunos, escolas sucateadas e/ou sem suporte e infra-estrutura adequada, problemas sócioeconômicos, etc.. Segundo a Resolução Nº 04/2018 – CONSUNI/UFAL, programa de extensão é “o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão que possuem caráter orgânico institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo, preferencialmente integrando-se às ações de pesquisa e de ensino”. Nesta mesma resolução é estabelecido que 10% da carga horária do curso deve ser destinada a realização de ações de extensão por parte dos discentes creditadas na grade curricular. Dessa forma, através da curricularização da extensão, os discente do curso de Matemática Licenciatura, serão inseridos no ambiente escolar e seu entorno e, consequentemente, nos diálogos e reflexões das problemáticas educacionais e da sociedade, com intuito de encontrar caminhos que possam produzir melhores resultados educacionais e sociais, bem como, tornar tais discentes, profissionais mais qualificados para sua atuação professional, dando um melhor retorno para o desenvolvimento da sociedade que estão inseridos.

Fundamentação Teórica:
O carácter interdisciplinar será parte das ações de extensão do Programa de Extensão do curso de Matemática Licenciatura. Citaremos alguns possíveis cursos ou unidades: curso de Matemática Licenciatura EAD, curso de Matemática Bacharelado, curso de Física Licenciatura e Centro de Educação. Porém, não restringiremos as parcerias que poderemos realizar com os demais entes da Ufal e externo a Ufal, desde que se configure uma atividade de extensão inerente ao futuro profissional do discente do curso de Matemática Licenciatura.

Metodologia:
Neste caso da abrangência do Programa de Extensão, a Interdisciplinaridade e a Intersetorialidade serão os dois áspectos adotados no mesmo. Porém, não descartaremos os outros dois áspectos, a Interinstitucionalidade e a Interprofissionalidade, como áspectos que poderão ser adotados pelas ações de extensão do Programa “Matemática e Sociedade: Desafios e Caminhos”. Para isso, incluiremos ações de extensão já existentes na unidade bem como ações futuras.

Referências:
1. Projeto Pedagógico dos cursos de bacharelado e licenciatura em matemática 2. Normas e resoluções PROEX-UFAL (Resolução Nº 04/2018 – CONSUNI/UFAL) 3. Normas e resoluções CONSUNI-UFAL (Resolução Nº 04/2018 – CONSUNI/UFAL)

Objetivos Gerais:
1. Áreas Temáticas do Programa de Extensão  Comunicação;  Cultura;  Direitos Humanos e Justiça;  Educação;  Meio ambiente;  Saúde;  Tecnologia e Produção;  Trabalho. 2. Linhas de Extensão do Programa  Desenvolvimento Humano;  Desenvolvimento Tecnológico;  Educação profissional;  Divulgação científica e tecnológica;  Inovação Tecnológica;  Formação de professores;  Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem;  Tecnologia da informação;  Infância e Adolescência;  Jovens e Adultos.

Ações:

CR066-2023 - FORMAÇÃO CONTINUADA SEM MAIS NEM MENOS  PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

EV026-2023 - Nosso lugar é onde quisermos, inclusive nas ciências

EV069-2023 - XV Seminário Nacional de História da Matemática

PJ033-2023 - Sem mais nem menos nas escolas

CR002-2023 - Pré-Cálculo 2023

Para visualizar os detalhes de cada ação, basta fazer a busca no sigaa com os respectivos códigos das ações.