Projeto de extensão "Sem mais nem menos on-line"

O Grupo "Sem mais nem menos", do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, anuncia o retorno das atividades do projeto de extensão "Sem mais nem menos on-line”.
Por Viviane de Lima Fontes
22/08/2023 15h20

O projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line” é uma oportunidade de apresentar aos estudantes do Ensino Fundamental - Anos finais e Ensino Médio que é possível aprender Matemática de forma mais prazerosa, por meio da apresentação de materiais didáticos criados pela equipe do projeto. O projeto visa auxiliar a compreensão de conteúdos, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico, dentre outras habilidades. Os materiais didáticos apresentam uma Matemática mais leve, criativa, visual e atrelada a elementos do cotidiano dos estudantes, fazendo assim uma relação entre os conteúdos abordados em sala de aula e o dia a dia.

Durante a pandemia da Covid-19, o “Sem mais nem menos on-line” desenvolveu quatro etapas de atividades, oportunizando um contato e participação de estudantes e professores de diversos estados brasileiros. Por isso, apesar das atividades presenciais terem retornado, está aberta mais uma etapa on-line com o entusiasmo de repetir o sucesso de interação, aprendizado e ensino das edições anteriores.

Para participar do projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line”, o professor de Matemática da Educação Básica deve realizar a sua inscrição até o dia 31 de agosto de 2023Os estudantes da Educação Básica não realizam a inscrição, estes serão incluídos pelo professor de Matemática posteriormente.

Para a inscrição, existem duas opções para o professor de Matemática da Educação Básica.

Primeira opção “Participante da formação continuada e Acompanhante de Estudantes nas atividades”: o professor se inscreve no projeto com seus estudantes. Nessa opção, os professores terão a responsabilidade de organizar os estudantes para participarem das atividades propostas nas lives, discutir com eles os questionamentos e coletar os materiais solicitados, além de participar da formação continuada, apresentando e assistindo, nas webconferências, os resultados e possíveis situações que vierem a surgir a respeito das atividades. (Certificação de 50h a 60h para os professores; os estudantes receberão certificado de participação do projeto).

Segunda opção “Participante da Formação Continuada”: o professor se inscreve sem os seus estudantes. Nessa opção, os professores terão a responsabilidade de assistir as atividades propostas nas lives e participar das discussões por meio das webconferências. (Certificação de 15h a 20h).

As webconferências são momentos de aprendizado e troca de experiências acerca das atividades abordadas, problemas que surgiram e como foram sanados, adaptações das atividades, entre outros. Por isso, participar das webconferências é participar de uma formação continuada, pois é um momento de aprimorar os pontos de vista, as habilidades, as didáticas, entre outros.

Para mais informações e inscrição acesse: www.sem-mais-nem-menos.webnode.com

Instagram do projeto: @semmaisnemmenosufal