Olimpíada Alagoana de Matemática inova seu formato em 2016

19/04/2017 13h36 - Atualizado em 16/11/2020 às 17h45

O Instituto de Matemática da UFAL inova o formato da Olimpíada Alagoana de Matemática - OAM - em 2016.

A XIV OAM trás algumas mudanças em seu formato. No lugar de uma prova única realizada após a aplicação da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM - este ano passaremos a ter três etapas.

A primeira delas inicia na aplicação da segunda fase da OBM que este ano será aplicada pelo Instituto de Matemática nos campi A.C. Simões e Arapiaraca da UFAL.

A nota obtida pelos estudantes na segunda fase da OBM correponderá a 25% da nota final da OAM 2016. Após este etapa serão selecionado os 40 (quarenta) melhores estudantes de cada nível (Nível 1- 6º e 7º, Nível 2- 8º e 9º e Nível 3- Ensino médio) para a próxima etapa, que irão compor a seleção alagoana .

A segunda etapa será realizada a partir de três encontros em sextas-feiras a ser realizadas simultâneamente nos dois campi da UFAL em horário a ser combinado. Esta etapa valerá 15% da nota final da OAM.

Por último, durante a sessão olímpica do MatFest 2016, a ser realizado de 17 à 21 de outubro de 2016, teremos um treinamento intensivo para os alunos classificados com professores de renome em Olimpíadas de Matemática no Brasil para no final de semana seguinte realizarem a terceira fase da OBM (mesmo que não estejam classificados para a mesma) a qual valerá 60% da nota final. Esta etapa será realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2016.

A premiação da OAM está prevista para meados de novembro.

Os coordenadores, Prof. Dr. Isnaldo Isaac e Prof. Dr. Krerley Oliveira estão a disposição para maiores informações.

Contamos com a participação de todos!