Homenagem ao Professor Eduardo Perdigão e ao Curso de Matemática Licenciatura da Ufal: 50 Anos de Dedicação e Excelência

Hoje, 9 de agosto de 2024, celebramos um marco duplo e significativo na história da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além de comemorarmos o cinquentenário do professor Eduardo Perdigão, também celebramos o 50º aniversário do Curso de Matemática Licenciatura, um pilar fundamental na formação de educadores e pesquisadores na área da matemática.

O professor Perdigão, cuja trajetória se entrelaça com a do curso, reflete sobre sua jornada com imenso orgulho:

"Se há 50 anos, alguém me perguntasse o que eu pensava sobre como estaria 50 anos depois, por mais otimista que eu fosse, certamente não poderia imaginar que hoje, 9 de agosto de 2024, estaria com imenso orgulho, completando 50 anos como professor do Departamento de Matemática da Ufal. Meu vínculo com a Ufal, na verdade, começou em 1969 quando ingressei no curso de engenharia. Colei grau em 17 de dezembro de 1973, mas já em janeiro de 1974, fui para Recife iniciar o mestrado em matemática na UFPE. Em julho deste mesmo ano, fiz concurso para professor auxiliar do Departamento de Matemática, sendo aprovado e tomando posse em 9 de agosto de 1974. De lá para cá, são 50 anos de uma vida profissional que ainda hoje me motiva e que repetiria sem titubear."

O Curso de Matemática Licenciatura, que hoje celebra 50 anos de existência, teve sua autorização formalizada pelo Ato Regulatório da Resolução nº 14/CEPE/74, do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa, datada de 24 de setembro de 1974. Este ato foi fundamental para estabelecer o curso, que se tornou um pilar essencial na formação de professores e na promoção da educação matemática.

O impacto do professor Perdigão é amplamente reconhecido por aqueles que tiveram a oportunidade de ser seus alunos. José Marques, um de seus orientandos, expressa sua gratidão e admiração:

"Como aluno do professor Eduardo Perdigão, só tenho a agradecer pela extrema dedicação e compromisso para melhorar a formação matemática dos nossos estudantes, com todo apoio na jornada acadêmica. Sua paixão pela profissão fica notória nas aulas e discussões sobre matemática. Devo agradecer pelo apoio irrestrito na continuação da jornada acadêmica, bem como por todo o tempo dedicado naqueles momentos em que mais precisei, nos quais era impossível não notar seu lado humano. Sou grato pelo privilégio de ter conhecido o professor Perdigão e pelas conversas sobre matemática, tecnologia, futebol e tantas outras coisas enriquecedoras."

A celebração dos 50 anos do curso e a contribuição contínua do professor Perdigão são provas do impacto duradouro que ambos tiveram na educação matemática. Sua dedicação vai além da sala de aula, influenciando e inspirando gerações de alunos e colegas.

Neste dia especial, prestamos nossa homenagem ao professor Eduardo Perdigão e ao Curso de Matemática Licenciatura da Ufal, agradecendo por meio século de dedicação, excelência e paixão pela matemática. Que esta jornada continue a inspirar e a enriquecer a vida de todos que têm a honra de fazer parte desta história. Parabéns ao professor Perdigão e ao Curso de Matemática Licenciatura! Que venham muitos mais anos de sucesso e realizações.