Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2017

19/04/2017 13h36 - Atualizado em 16/11/2020 às 17h45

E stão abertas, até o dia 12 de setembro de 2016 , as inscrições no E xame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso semipresencial é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e realizado pela associação de diversas instituições de ensino superior do País, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é qualificar professores do ensino básico.

Segundo o edital, o exame serve como processo seletivo, visando a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o mestrado. Consiste em 30 questões de múltipla escolha, que devem avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

O Exame está marcado para 22 de Outu bro de 2016 , das 14h às 17h, com horário limite para entrada nas salas de 13h50, horário de Brasília . O resultado preliminar sairá até 08 de Novembro de 2016 e os resultados definitivos até 16 de Novembro de 2016. As matrículas acontecerão em duas fases, uma em janeiro e outra em fevereiro. O Profmat em Maceió, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), oferta 30 vagas, com aulas no Instituto de Matemática (IM) da UFAL, às quintas-feiras, sextas-feiras e sábado.

A inscrição no exame deverá ser efetuada exclusivamente via internet, no site oficial do Profmat ( www.profmat-sbm.org.br ) , até as 17h do dia 12 de setembro de 2016 (horário de Brasília) . No ato da inscrição, além de informar seus dados pessoais de identificação e de contato, sua formação acadêmica (graduação) e dados de atuação profissional (docência), o candidato deve selecionar a instituição associada ao PROFMAT onde pretende fazer o exame e cursar o mestrado (que deve ser, necessariamente, a mesma institução). Pode se inscrever somente portador de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início das matrículas.

O valor da taxa de inscrição é R$ 73 e será pago por meio de boleto bancário. A partir do dia 26 de setembro de 2016 até 10 de Outubro de 2016, o candidato deverá imprimir o protocolo de inscrição na página, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha de acesso individual.

O exame será coordenado pela comissão acadêmica nacional e executado pela coordenação de cada instituição associada. As instituições de ensino superior associadas pela rede nacional do Profmat são responsáveis por atividades desde a organização do exame (designação de locais de prova, comunicação aos candidatos etc.) até as regras e procedimentos para o posterior ingresso do candidato naquela instituição. O coordenador responsável pelo PROFMAT na UFAL é o professor Gregório Manoel da Silva Neto.

Para mais informações, acesse o site do programa, a Secretaria de Educação a Distância do Instituto de Matemática, pelo 3214-1404, ou ainda o coordenador através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Clique aqui para ler o edital!