Egressos do curso de Matemática Bacharelado têm seus artigos publicados na Revista de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

27/09/2023 16h39 - Atualizado em 27/09/2023 às 16h42

Os egressos do curso de Matemática Bacharelado, Jônatas Marinho e Talita Araújo, publicaram artigos de divulgação na Revista de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

Talita publicou o artigo intitulado "O Teorema de Hall e o gap Lemma de Newhouse" que faz uma ponte entre objetos importantes de Sistemas Dinâmicos e Teoria dos Números, sendo originalmente publicado na revista Annals of Mathematics, uma das mais importantes do mundo.

Jônatas publicou uma versão do Teorema de Sharkovsky num contexto unidimensional algébrico, no qual ferramentas de Geometria Algébrica real são necessárias. O resultado nesta versão aparentemente ainda era desconhecido. Um resultado de rigidez para o corpo real fechado também é apresentado, mostrando que se um corpo real fechado é tal que o teorema do valor intermediário vale para toda função contínua, então este corpo é o conjunto dos números reais.
O link para ambos os artigos é:
Ambos egressos foram alunos do docente Davi Lima na Iniciação Científica e na orientação de TCC. O docente declara que como professor do Instituto de Matemática se sente feliz em ver as nossas graduações formando excelentes alunos, seja para atuar como futuros pesquisadores ou docentes. Davi diz ainda que, como orientador, sente satisfação em ver o crescimento acadêmico dos alunos que orienta e por isso incentiva os colegas do IM a submeterem os trabalhos dos alunos a revistas de pesquisa/divulgação matemática, pois é uma maneira de valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos e também de divulgar o trabalho realizado no Instituto de Matemática no âmbito da graduação.