“Estudantes do terceiro período de licenciatura em matemática são aprovados em curso de verão do ICMC USP 2024”.

Estudantes da licenciatura em matemática participaram de curso de verão da USP. Os alunos são do 3° período e já conquistaram a aprovação no programa que tem níveis altos de conteúdos da pós-graduação
Por Manuella Soares - jornalista
11/03/2024 15h29

Ter a oportunidade de participar de um curso de verão numa das mais conceituadas universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP) foi o sonho concretizado para Melize Ribas Ortiz, Lorena Sophia dos Santos Miranda de Barros e Kelwen Santos de Oliveira Lima. Eles são estudantes do 3° período da licenciatura em matemática do Instituto de Matemática da Universidade de Alagoas (IM) e foram aprovados para o formato presencial do Programa de Verão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) 2024, em São Carlos, no interior de São Paulo.

A atividade aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro, uma ação tradicional de décadas, que possui cursos, minicursos e workshops científicos para receber alunos que visam ingressar em seus programas de mestrado e doutorado, ou simplesmente fazer disciplinas de ensino superior a nível de pós-graduação científica e extensionista.

“Quando eles disseram que tinham em mente viajar para São Paulo para fazer um curso de pós-graduação, foi um misto de orgulho e preocupação”, comentou a orientadora, Juliana Theodoro. Segundo ela, o orgulho era por ver alunos tão jovens em busca de atividades científicas nada fáceis, dentro da maior universidade do país, no ranking das melhores universidades internacionais, conceito 7 no curso de pós-graduação acadêmica na Matemática.

Juliana conta que os cursos têm níveis altos e os alunos estavam nas disciplinas básicas da matemática pura. O receio da professora era que as dificuldades da pós-graduação pudessem virar algum trauma ou bloqueio para seguir na matemática. E quando os alunos perguntaram se ela acreditava que poderiam conseguir, a resposta veio como uma injeção de ânimo: “Não vai ser fácil, mas vocês são totalmente capazes de ter êxito!”

As palavras da professora foram mantra para seguir no programa e obter conceitos de aprovação no curso Introdução à teoria dos números algébricos, ministrado pelo professor Roberto Alvarenga, docente efetivo do ICMC, doutor pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pós-doutor pelo ICMC e pela Universidade da Califonia (Irvine-USA).

Bagagem recheada de experiências

Melize, Lorena e Kelwen são engajados no fazer ciência. Eles fazem parte do Grupo de Pesquisa de Topologia Algébrica e Geral (Gtag-IM) com diretório registrado no CNPq, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), liderado pela professora Juliana Roberta Theodoro de Lima e o professor Ediel Azevedo Guerra. O grupo possui nove estudantes de iniciação científica e uma aluna de pós-graduação.

No programa que participaram na USP eles tiveram a oportunidade de vivenciar atividades importantes para a carreira acadêmica. Além do curso de verão, os alunos participaram do workshop científico do ICMC, apresentando pôsteres de pesquisa em teorias de tranças e enlaçamentos de intervalos, foco da área de pesquisa do Gtag.

“Foi desafiador, ninguém nos disse que iria ser fácil, mas tivemos muito apoio dos nossos familiares, da nossa orientadora, a professora Juliana e dos nossos professores. Aproveitamos ao máximo a oportunidade incrível que tivemos e conseguimos ser aprovados”, destacaram os discentes ao fim do programa.

Foco e disciplina

Cheia de orgulho dos orientandos, Juliana Theodoro aponta a importância da iniciação científica e a criação da rotina de mostrar ferramentas mais ousadas da matemática desde o começo da graduação para os alunos. Com base nisso a professora conta que teve a ideia de abrir os seminários de iniciação científica para os alunos da Ufal.

Esse ano, o cronograma de seminários está sendo institucionalizado no IM e terá como tema principal estudos aprofundados de topologia geral para os estudantes. A atividades vai trazer professores das áreas específicas e correlatas, mostrando suas pesquisas para que os alunos conheçam mais possibilidades e se inspirem no ingresso da pós-graduação.

“Amor cura e educação salva. Estudar e saber acreditar na nossa capacidade é uma receita positiva para a vida. Passo isso a todos os meus alunos”, reforçou a pesquisadora, animada para mais um ano produtivo.

Para saber mais sobre os seminários do grupo basta enviar e-mail para juliana.lima@im.ufal.br ou seguir o Instagram @gtagimufal.