Regulamento das Atividades Complementares

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Atividades Complementares MATB.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE MATEMÁTICA BACHARELADO

Atividades Complementares
(fonte: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/matb_-versao-final_2021.pdf/view)

De acordo com o Parecer CNE/CES 1.302/2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares
Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura, algumas ações devem
ser desenvolvidas como atividades complementares à formação do matemático, que venham a
propiciar uma complementação de sua postura de estudioso e pesquisador, integralizando o
currículo, tais como a produção de monografias e a participação em programas de iniciação
científica e à docência.
No curso de Matemática Bacharelado as atividades complementares totalizam 200
horas e devem ser vivenciadas em atividades teórico-práticas em áreas de interesse dos
estudantes. A seguir, estão descritos alguns tipos de atividades. Cada uma das atividades será
registrada mediante apresentação de certificação assinada pelo orientador, supervisor ou
organizador responsável pelo evento/atividade:
(a) Monitoria em disciplinas do Curso de Matemática. A atividade prevê a dedicação
de 12 horas semanais;
(b) Iniciação Científica: Atividades de iniciação científica, desenvolvidas junto a um
ou mais professores, com ou sem financiamento das agências de fomento à
pesquisa (FAPEAL, CNPq, etc.). A atividade deve envolver o aluno em pelo
menos 12 horas de atividades semanais;
(c) Participação em eventos acadêmicos: congressos, seminários e minicursos de
reconhecido valor científico, na área de formação do(a) aluno(a) ou em áreas
afins;
(d) Atividades de Extensão: Atividades que envolvam a aproximação e o diálogo
entre a UFAL e os diferentes setores da sociedade. Atualmente o Instituto de
Matemática desenvolve um programa específico de extensão chamado PIMI que
oferta um conjunto de ações voltadas a temas relacionados ao fortalecimento da
Matemática no Estado de Alagoas. Tais atividades podem estar vinculadas a
projetos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) ou serem
desenvolvidos por iniciativa do corpo docente do Instituto de Matemática, desde
que referendados pelo Conselho do IM e devidamente registrados junto àquela
Pró- Reitoria;

(e) Estágio supervisionado não obrigatório;
(f) Disciplinas isoladas: cursos de verão, de iniciação científica, disciplinas isoladas
de graduação, disciplinas de mestrado e doutorado em Matemática ou áreas
afins. Disciplinas eletivas do curso de Matemática Bacharelado cursadas além da
carga horária mínima obrigatória;
(g) Cursos de idiomas ofertados pela UFAL;
(h) Representação estudantil: participação como membro do colegiado do curso de
Matemática Bacharelado, Conselho do Instituto de Matemática (CONSIM), Centro
Acadêmico do curso, DCE ou Conselho Universitário;
O aproveitamento da carga horária das Atividades Complementares deverá obedecer os
seguintes critérios:
i) A carga horária da parte flexível deverá, preferencialmente, ser distribuída ao
longo do curso e deverá ser preenchida por, pelo menos, três tipos de atividades
distintas;
ii) A carga horária aproveitada de cada atividade será a carga horária explicitada no
certificado;
iii) O aproveitamento das atividades Complementares de Graduação, será solicitado
pelo aluno ao final de cada semestre letivo, à Coordenação do Curso de Matemática
Bacharelado, por meio do sistema acadêmico apropriado ou por e-mail, anexando a
documentação devidamente reconhecida;
iv) Somente serão computadas as atividades realizadas após o ingresso no curso.
v) As atividades de ensino, pesquisa, extensão ou representação estudantil não
contempladas nos itens (a), (b), (c), (d), (e), (f), (g) e (h) serão analisadas pelo
colegiado do curso de Matemática Bacharelado.
vi) Os casos omissos serão resolvidos pelo colegiado do curso de Matemática
Bacharelado.

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