Alagoas sedia VII Bienal da Matemática com reconhecimento de talentos da terra

O alagoano Hilário Alencar, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será homenageado por sua contribuição à matemática nesta terça-feira.

O bom momento que o segmento matemático tem vivido em todo o Brasil é confirmado também em Alagoas, que sedia a 7ª Bienal da Matemática, no Centro de Convenções, até esta quinta-feira (6). O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, através do Programa de Auxílio à Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), homenageia o professor alagoano Hilário Alencar, nesta terça-feira (4).

Organizado pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal) e Sociedade Brasileira da Matemática (SBM), a VII Bienal oferece mais de 150 atividades, entre palestras, minicursos, oficinas, apresentações de projetos de iniciação científica, visitas guiadas de escolas da rede pública, exposições de laboratórios de ensino, como o renomado Khan Academy, da Fundação Lemann. A organização prevê mais de 1500 participantes de todo o Brasil, entre estudantes de todos os níveis, professores e pesquisadores.

O evento traz ainda homenagens a reconhecidos contribuintes do segmento, um deles é o Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Hilário Alencar, ex-conselheiro da Fapeal e componente atual do Conselho Técnico-Científico do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ele será homenageado por sua contribuição ao desenvolvimento da disciplina em Alagoas e no Brasil.

De acordo com a presidenta da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, a Bienal é uma oportunidade de aproximar os estudantes da matemática. “Utilizando uma forma mais ainda desconhecida para eles, considerando as diversas atividades lúdicas que constam na programação do evento, e das demonstrações de aplicações cotidianas ou mais complexas do conhecimento matemático, conseguimos atrair esses estudantes”, afirmou.

Segundo os organizadores da SBM, um dos objetivos de realização da Bienal é o estímulo à formação de recursos humanos em Matemática, incluindo professores do ensino médio e superior. O evento conta ainda com a divulgação de laboratórios e novas tecnologias no ensino, que ajudam a fomentar a interação entre os diversos componentes da comunidade matemática brasileira.

Para mais informações, visite o site do evento: http://www.im.ufal.br/evento/bsbm/.

Prestígio

A Matemática brasileira desfruta de sólido prestígio internacional, evidenciado na escolha do Rio de Janeiro para sediar a Reunião Internacional de Matemáticos (IMC) em 2018, evento realizado desde 1900, e que acontecerá pela primeira vez no Brasil. A conquista mais comentada pelo segmento é Medalha Fields, concedida a um brasileiro pela primeira vez, o carioca Artur Ávila. Outro brasileiro, o alagoano Fernando Codá, também era cotado e continua na disputa para receber esse prêmio que é considerado o “Nobel” da Matemática nos próximos anos.

fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2014/11/alagoas-sedia-vii-bienal-da-matematica-com-reconhecimento-de-talentos-da-terra

TOP