Professor da Ufal recebe em Brasília Comenda do Mérito Científico

Na segunda-feira, dia 21 deste mês a Universidade Federal de Alagoas estará no foco das atenções em Brasília. É que o professor Hilário Alencar, do Instituto de Matemática (IM), participará, como premiado, da solenidade das Insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A comenda, outorgada pela presidência da República, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições a citada área.

A solenidade será às 10 horas, no Museu Nacional de Brasília – Setor Cultural Eixo Monumental, será conduzida pela presidente da República Dilma Roussef, com com a presença do ministro Marco Antônio Raupp , chanceler da Ordem Nacional do Mérito Científico e marca o início das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e também membro titular da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) o professor Hilário Alencar, pelos méritos científicos, já foi distinguido com a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador. No âmbito local, recebeu a Medalha do Mérito Universitário: Ufal 45 anos e a Comenda Mérito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

“É uma honra para qualquer cidadão ser distinguido com a Ordem Nacional do Mérito Científico, principalmente quando esta honraria é concedida pelas relevantes contribuições à Ciência”, frisou Hilário Alencar.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 e dispõe também de uma comissão técnica, constituída de nove personalidades de alto nível, incumbida de apreciar o mérito de cada proposta de nome para admissão ou promoção, bem como para a Medalha.

A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do Presidente da República. As propostas de admissão ou promoção de personalidades no Quadro da Ordem ou de concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico podem ser apresentadas ao Chanceler pelos membros do Conselho, pela Academia Brasileira de Ciências ou por qualquer autoridade ligada à área da Ciência e Tecnologia. As propostas devem ser justificadas e acompanhadas do curriculum vitae dos candidatos.

O Decreto nº 4.115, de 6 de fevereiro de 2002 dispõe sobre a Ordem e estabelece suas duas classes: Grã-Cruz e Comendador. Fixa o quantitativo de 200 vagas para a classe da Grã-Cruz e de 500 para a de Comendador.

O Presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo Ministro da Ciência e Tecnologia – que o preside na qualidade de Chanceler- e pelos Ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. O Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia é o Secretário-Executivo da Ordem.

A Ordem possui também uma medalha de prata, com a inscrição “Medalha Nacional do Mérito Científico”, outorgada pelo Presidente da República a pessoa jurídica que tenha se destacado pela realização de trabalho ou prestação de serviço relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Veja aqui Informações sobre a Ordem.

fonte: http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/10/11/professor-da-ufal-recebe-em-brasilia-comenda-do-merito-cientifico

TOP