Este seminário é dedicado à apresentação e discussão de temas interessantes na área de geometria diferencial e em áreas correlatas a nível de graduação. Ele foi batizado em homenagem ao saudoso Prof. Manfredo Perdigão do Carmo.
Título: O problema isoperimétrico
Resumo: Nesta palestra, trataremos do problema isoperimétrico. O que é?! Do que se trata?! Quais as ferramentas básicas necessárias para entender bem o problema?! Todas essas questões serão respondidas neste nosso encontro. Além disso, pretende-se comprovar o teorema com uma "demonstração" experimental, usando superfícies mínimas.
Local: Sala da Pós-Graduação, IM Antigo
Horário: 13:30 - 14:20
Título: A conjectura de Grothendieck-Katz
Resumo: Nesta palestra, vou falar sobre um problema muito interessante da teoria das equações diferenciais ordinárias. Ele faz uma ligação entre análise e aritmética. Começamos com uma equação diferencial
(ED) a_2(x) y''(x) + a_1(x) y'(x) + a_0(x) y(x) = 0
e queremos saber se existem soluções algébricas, ou seja, soluções f de (ED) que são ainda raízes de um polinômio P(x,y) = 0. Nos anos 60, o matemático A. Grothendieck conjecturou que a existência de soluções algébricas está ligada à existência de soluções de (ED) módulo vários números primos.Local: Sala da Pós-Graduação, IM Antigo
Horário: 13:30 - 14:20
Título: Sobre a equivalência entre as leis de Kepler e a lei da gravitação de Newton
Resumo: Johannes Kepler, por meio das observações feitas por Tycho Brahe, elaborou três leis que regem o movimento dos planetas em torno do Sol. Anos mais tarde, Isaac Newton formulou a lei da gravitação universal e, a partir dela, derivou as leis de Kepler. Neste seminário mostraremos como se pode inferir a lei da gravitação a partir das leis de Kepler, e como estas são consequências daquela. Em outras palavras, mostraremos que as leis de Kepler e a lei da gravitação de Newton são - assumindo a validade da lei da ação e reação - matematicamente equivalentes.
Local: Sala da Pós-Graduação, IM Antigo
Horário: 13:30 - 14:20
Título: Explorando as superfícies mínimas
Resumo: Esta palestra explora as interseções entre geometria e topologia, destacando o Teorema de Gauss-Bonnet como um exemplo central. Discutiremos como a curvatura de superfícies e suas propriedades topológicas estão interligadas, fornecendo uma compreensão unificada de conceitos locais e globais.
Local: Sala da Pós-Graduação, IM Antigo
Horário: 13:30 - 14:20
Título: Explorando as superfícies mínimas
Resumo: Nesta palestra, faremos uma introdução às superfícies mínimas, uma classe fascinante de superfícies no campo da geometria diferencial. As superfícies mínimas são caracterizadas por minimizar a área localmente, exibindo propriedades geométricas e físicas únicas. Abordaremos os conceitos fundamentais dessas superfícies, destacando sua caracterização variacional e explorando exemplos clássicos, como o catenoide, o helicoide e as superfícies de Enneper, Scherk e Costa. Além disso, discutiremos alguns teoremas clássicos e o papel histórico das superfícies mínimas no avanço da matemática.
Local: Sala da Pós-Graduação, IM Antigo
Horário: 13:30 - 14:20
Título: Curvatura, o que é isso?
Resumo: Nesta conversa, introduziremos os conceitos básicos da geometria diferencial e explicaremos o que é a curvatura (ou curvaturas) e como ela pode ser útil para diferenciar objetos. Por fim, se o tempo permitir, apresentaremos resultados da geometria diferencial em R^3 que permitem descrever uma superfície a partir de condições geométricas (restrições em sua curvatura).
Local: Sala da Pós-Graduação, IM Antigo
Horário: 13:30 - 14:20
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abraao.mendes@im.ufal.br.