Misturange Mathématiques

Olimpíada Alagoana de Matemática é aplicada em Paris. 
 
O Instituto de Matemática da UFAL,  através do seu projeto de  Olimpíadas de Matemática, promove a primeira edição do "Misturange Mathematiques" durante o Matfest 2015, evento dedicado à divulgação e ao ensino da Matemática que ocorre de 23 a 27 de Novembro no Instituto de Matemática da UFAL.  
 
 O "Misturange Mathematiques" é uma competição de dois dias entre equipes de alunos do Brasil e França, vinculada à Olimpíada Alagoana de Matemática. Cada equipe é composta por alunos dos dois países, premiados na Olimpíada Alagoana de Matemática em 2015, que foi aplicada em 2015 em Alagoas e Paris. 
 
A Misturange Mathématiques durará 48h, começando às 4 horas da manhã do dia 23/11 no Brasil  e ocorre pela internet.  É uma forma interessante dos alunos terem um contato com seus pares em outros países e se divertirem em um desafio interessante de Matemática.
 
 
Os premiados serão conhecidos no dia 26/11, durante a premiação da Olimpíada Alagoana de Matemática e participarão de um bate-papo pela internet com a participação dos professores.  
 
Em Alagoas, a prova será coordenada pelo professor Isnaldo Isaac (UFAL) e em Paris pelo professor Mattieu Chiaramonte (Collège Denis Diderot). Além deles, participam da elaboração das provas os professores Ali Tahzibi (USP), Ali Golmakani (UFAL), Alan Anderson da Silva (IMPA),  Davi Lima (IMPA), Rafael Lucena (UFAL),  Yuri Lima (Université de Paris-Sud) e Thiago Fonseca (Université de Paris-Sud).    O programa de Olimpíadas de Matemática em Alagoas é coordenado pelo professor Krerley Oliveira.   

Introdução aos números p-ádicos

Temos o prazer de divulgar o curso a ser ministrado pelo professor Enno Nagel. 

 

Curso: Introdução aos números p-ádicos
 
Data: Quartas- feiras às 10:30h
 
Local: sala 07 IM Novo
 
Público alvo: graduação e pós graduação
 
 
A partir de outubro teremos ainda o curso  INTRODUÇÃO À CRIPTOGRAFIA PARA LEIGOS venha programação aqui

MatFest 2017

 

 O Instituto de Matemática tem o prazer de convidar todos a participarem do MatFest 2017 (https://thematfestufal.wixsite.com/2017), o maior evento de divulgação matemática de Alagoas, no período de 23 a 27 de outubro de 2017.

Este ano, o MatFest recebe uma atenção especial devido ao Biênio da Matemática 2017 e 2018 (https://www.bieniodamatematica.org.br), bem com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia link. Teremos duas outras ações de destaque: a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) (https://www.olimpiadaalagoanadematematica.com) e a MatExpo (https://thematfestufal.wixsite.com/2017/projeto-1).

A MatExpo está com as inscrições PRORROGADAS até o dia 29 de setembro e, este ano, estamos disponibilizando um portfolio produzido por bolsistas de extensão, com os trabalhos apresentados no ano passado, para auxiliar a elaboração de novos trabalhos. Além disso, estamos oferecendo uma assessoria para aqueles que necessitam de mais instruções sobre como elaborar e desenvolver um projeto para esse evento. Para entrar em contato com a assessoria, envie email para o Prof. Dr. Isnaldo Isaac ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

Quanto a OAM, receberemos o Prof. Dr. Carlos Gustavo Moreira, professor do IMPA, coordenador da Olímpiada Brasileira de Matemática e único brasileiro a ser convidado para ser plenarista no ICM 2017 (http://www.icm2018.org/portal/abertura/) e o professor Edmilson Motta - ETAPA -SP, coordenador geral da Olimpíada Internacional de Matemática 2017 (https://www.imo2017.org.br).

O MatFest também contará com a presença de palestrantes internacionais: Professor Dr. André Navas - Presidente da Sociedade Chilena de Matemática (http://somachi.cl) e Professor Dr. Mario Ponce - PUC Chile.

 

 

OLIMPÍADAS MUNICIPAIS DE ALAGOAS 2017

CHAMADA PARA OLIMPÍADAS MUNICIPAIS DE ALAGOAS

 

O instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, IM-UFAL, através do seu Programa de Olimpíadas de Matemática convida professores e coordenadores educacionais  de municípios de Alagoas a promover e realizar olimpíadas municipais.

 

O IM-UFAL, colaborará com expertise, material de treinamento  e orientação  na realização do certame, bem como um kit com  medalhas para a premiação de cada olimpíada realizada que esteja aprovada.

 

Para participar basta preencher o cadastro no link

 

https://goo.gl/forms/HU9HX8JeCUTKNZUu2 

 

e enviar por email um ofício da secretaria municipal de educação. Este  ofício deve indicar o professor responsável por coordenar a olimpíada no município, que deve ser necessariamente o responsável pela proposta e   se comprometer a realizar a cerimônia de premiação.

 

Inscrições e dúvidas podem ser enviadas por e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Prazo para inscrições : 10/08/2017. Divulgação das propostas aprovadas: 15/08/2017.

 

Seleção de Monitoria 2017.1

Coordenação da Monitoria do IM

NORMAS COMPLEMENTARES

A Coordenação de Monitoria do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, em consonância com as normas estabelecidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico, convoca os alunos interessados para inscrição nas provas de seleção para a monitoria, conforme o que abaixo fica disposto:

1. A vaga para monitoria/tutoria será assim distribuída

  • Cálculo 1 – 3 vagas com bolsa mais 3 sem bolsa

  • Cálculo 2 – 2 vagas com bolsa mais 2 sem bolsa

  • Cálculo 3 – 1 vaga com bolsa e 2 vagas sem bolsa

  • Geometria Analítica – 2 vagas com bolsa mais 3 sem bolsa

  • Álgebra Linear – 3 vagas sem bolsa

  • Tutoria – 6 vagas com bolsa mais 2 sem bolsa

Observação: As vagas não preenchidas para uma determinada disciplina serão preenchidas com os candidatos selecionados em outras disciplinas levando o consideração a nota final de todos.

2. Requisitos exigidos para assumir a monitoria:

I . Ser discente regularmente matriculado em curso de graduação da UFAL;

II . Ter sido aprovado na disciplina em que pretende ser monitor com, no mínimo,

média 7,00 (sete);

III – Ser aprovado no processo seletivo para a monitoria com, no mínimo, média 7,00 (sete);

IV – Dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria.

3. Requisitos exigidos para assumir a tutoria:

I. Ser discente regularmente matriculado em curso licenciatura (presencial ou a distância) ou bacharelado em matemática da UFAL;

II . Ter sido aprovado nas disciplinas de INTRODUÇÃO A LÓGICA, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 1, GEOMETRIA ANALÍTICA E CÁLCULO 1;

III – Ser aprovado no processo seletivo para a tutoria com, no mínimo, média 7,00 (sete);

IV – Dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de tutoria.

V – A prova de tutoria abordará os conteúdos das disciplinas listada no item II.

4. A inscrição deverá realizar-se mediante requerimento do interessado, dirigido ao Diretor do Instituto de Matemática, no período de 05 de julho a 14 de julho de 2017. Na secretaria do IM.

5. As provas de seleção serão realizadas no Instituto de Matemática, a partir das 13:30 horas do dia 19 de julho de 2017.

6. A bolsa de monitoria/tutoria terá vigência até de um semestre letivo podendo ser renovada por mais um semestre letivo.

7. Por ocasião da inscrição o candidato deverá entregar cópia do histórico escolar sendo tolerada a entrega deste documento até o último dia da inscrição.

Observamos que é vedado ao monitor exercer essa função em mais de uma disciplina e que também não é permitido ao monitor deter vínculo empregatício, bem como receber outra bolsa de qualquer natureza.

 

 

Prof. Dr. Isnaldo Isaac Barbosa                                          Prof. Dr. José Carlos Almeida de Lima

Coordenador de Monitoria IM - UFAL                            Diretor do Instituto de Matemática da UFAL

 

 Para mais informações acesse http://www.ufal.edu.br/estudante/noticias/2017/5/ufal-oferta-vagas-para-programas-de-monitoria-e-tutoria

MaRes - Mathematical Research Seminar

 Entre os dias 17 e 19 de maio de 2017, o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, realizará o seu Workshop MaReS- Mathematical Research Seminar.  O objetivo deste workshop é apresentar as diferentes áreas de pesquisa em matemática do instituto: geometria diferencial, topologia, topologia algébrica, análise,  álgebra, sistemas dinâmicos e computação gráfica, para os alunos de graduação e pós graduação das áreas de exatas de toda universidade. Não é necessário inscrições.

     cartaz mares

 

 

 

Cartaz

siriricachip satış, chip satis sexo bizarronovinhas sexo

deutsche porn